O texto mostra que o Cieja trabalha com um público
Todos os 14 Ciejas de São Paulo reservam um dia para os professores fazerem planejamento. Êda, a diretora do Cieja Campo Limpo, usa as sextas-feiras para discutir casos específicos dos alunos e para formar os educadores na filosofia da escola. Neste dia, não há aula. “É um trabalho de formiguinha”, diz a diretora. Vários professores não se adaptaram e pediram transferência. “Tem gente que não acredita em um ensino que não impõe autoridade. Nós acreditamos”, afirma Cristina.
Num dos dias em que a Folha visitou a escola, um morador da mesma rua apareceu em frente à entrada, com um carrinho de sucata com o pneu furado, perguntando: “Cadê a dona Êda? Preciso de ajuda para arrumar meu pneu”. A naturalidade do pedido mostra como a integração com a comunidade funciona.
(http://arte.folha.uol.com.br. 30.11.2014. Adaptado)
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
TEMA CENTRAL: Interpretação de textos e análise de público-alvo explícito e implícito no texto.
Esta questão avalia a capacidade de compreender informações implícitas e explícitas no texto, além de identificar o grupo social a que o Cieja destina seu trabalho. Conforme orienta a Gramática Comentada de Adriana Figueiredo, “Interpretar significa ir além dos dados evidentes, compreendendo as relações e intenções do enunciador”.
Justificativa da alternativa correta:
A alternativa A) normalmente ignorado nos colégios regulares. é a correta. O texto informa: “Alunos com dificuldades nos colégios da região enxergam ali a possibilidade de um recomeço”, e “outros colégios desistem de alguns alunos tidos como problemáticos e os encaminham para um centro de ensino de jovens e adultos”. Tais trechos mostram que o Cieja se dedica a estudantes que costumam ser negligenciados pelos sistemas escolares tradicionais.
Segundo Para Entender o Texto (Fiorin & Savioli), interpretar exige compreender implícitos e associar informações ao contexto apresentado, habilidade essencial para cargos como o de Agente de Escolta e Vigilância Penitenciário.
Análise das alternativas incorretas:
B) “raramente sujeito a situações problemáticas” – Errada. O texto menciona que muitos alunos do Cieja foram considerados “problemáticos”, o que significa que vivenciaram diversas situações difíceis em escolas anteriores.
C) “frequentemente vítima de várias advertências” – Errada. Não há menção de que sofreram várias advertências; apenas é dito que no Cieja não há uma política de advertência formal.
D) “constantemente indiferente em relação à escola” – Errada. O texto mostra que buscam o Cieja para recomeçar, demonstrando interesse, não indiferença.
E) “continuamente preocupado com tarefas e castigos” – Errada. Não há menção ou indicativo de preocupação constante dos alunos por esse aspecto.
Estratégia para provas: Leia atentamente, identifique quem são os protagonistas/temas centrais e desconfie de alternativas que generalizam ou trazem informações não presentes no texto (como ocorre nas alternativas C, D e E).
Resumo: A alternativa correta (A) é a única que interpreta corretamente o papel do Cieja, conforme os elementos extraídos do texto, trabalhando com um público normalmente ignorado nos colégios regulares.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra (a)
“Outros colégios desistem de alguns alunos tidos como problemáticos e
os encaminham para um centro de ensino de jovens e adultos”, explica a
coordenadora da escola, Cristina Sá.
Letra A
Normalmente ignorado nos colégios regulares, conforme descrito no testo
Alunos com dificuldades nos colégios da região...
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo