Com base no texto 'A humanização do feminismo', marque a opç...
A humanização do feminismo
A minha breve passagem pelo Sudão, país africano que se constitui como uma República Fundamentalista Islâmica, considerado pela agência Reuters, em 2013, como o sexto pior país do mundo em direitos das mulheres, despertoume para uma realidade até, então, objeto de noticiários impessoais. Tratando-se de um intercâmbio jurídico, tivemos a oportunidade de conviver com mulheres sudanesas advogadas e instruídas. Porém, ao presenciar uma médica deixar de jantar por não ter a liberdade, e nem iniciativa, para pedir novos talheres ao garçom, pude concluir que, para a conquista e a manutenção dos direitos das mulheres, a educação formal, por si só, não basta. É preciso bem mais. [...]
(Adaptado. ARAÚJO, Maria Taciana Campos de. Disponível e m : http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/a-huma nizacao-do-feminismo-eflcx08nqoqyrk8auvokmwdou)
Com base no texto 'A humanização do feminismo', marque a opção CORRETA
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Comentário – Questão de Pontuação (ponto final) e Interpretação de Texto
Tema central: A questão avalia interpretação de texto com foco no uso do ponto final para encerramento de período.
Pela norma-padrão, o ponto final encerra um período, indicando o término de uma ideia completa. Como destaca Evanildo Bechara (“Moderna Gramática Portuguesa”): “O ponto final é o sinal de pontuação que encerra o período, indicando o término de uma declaração completa”. Celso Cunha & Lindley Cintra também ressaltam: “Emprega-se o ponto final para indicar o fim de um período, marcando uma pausa absoluta”.
Análise da alternativa correta (E):
A alternativa E afirma: “No trecho: ‘...noticiários impessoais.’, o ponto final foi usado para encerrar o primeiro período do texto.”
Ao verificar o texto, notamos que após “noticiários impessoais.” termina o primeiro período completo do parágrafo, obedecendo a regra gramatical: o ponto final marca o fim do primeiro período e encerra a ideia expressa na frase inicial.
Análise das alternativas incorretas:
A) Incorreta – As vírgulas em “...pela agência Reuters, em 2013, como...” não isolam verbo de ligação: elas apenas separam expressões explicativas ou adverbiais.
B) Incorreta – O trecho entre vírgulas “país africano que se constitui como uma República Fundamentalista Islâmica” não faz referência a “passagem”, mas sim a “Sudão” (aposto explicativo).
C) Incorreta – As vírgulas em “...pela agência Reuters, em 2013, como...” não isolam verbo de ação, apenas delimitam circunstâncias e complementos.
D) Incorreta – O ponto final em “...noticiários impessoais.” encerra o primeiro período do texto, não o terceiro.
Dica para provas: Em questões de pontuação, identifique períodos completos. Sempre que encontrar dúvidas, conte as orações até o sinal de ponto para delimitar corretamente o período encerrado.
Portanto, a alternativa E é a correta!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ponto final encerra o período
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo