Nos campos de atuação do tradutor-intérprete de Libras, esse...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q610053 Libras
Nos campos de atuação do tradutor-intérprete de Libras, esse profissional pode lidar com os seguintes tipos discursivos: narrativo, explicativo, argumentativo, conversacional e procedural. Sobre o tema, o tipo
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a alternativa D, que descreve o tipo discursivo narrativo como aquele que reconta uma série de eventos ordenados mais ou menos de forma cronológica. Este é um conhecimento essencial para tradutores-intérpretes de Libras, pois a narrativa é uma forma comum de organização do discurso, e compreender a cronologia e a sequência de eventos é fundamental para traduzir e interpretar com precisão.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas para entender onde estavam os enganos:

Alternativa A: Afirmava que o tipo discursivo procedural envolve diálogos entre duas ou mais pessoas. Na verdade, este é um erro, pois o tipo procedural se refere a instruções passo a passo ou procedimentos, não a interações dialogadas.

Alternativa B: Indicava que o tipo conversacional fornece instruções para executar uma atividade ou usar algum objeto. Na realidade, quem executa esta função é o tipo procedural, enquanto o conversacional se refere mais a trocas informais ou formais de ideias entre indivíduos.

Alternativa C: Sugeriu que o tipo explicativo objetiva provar alguma coisa para a audiência. O erro aqui está em confundir o tipo explicativo com o argumentativo. O explicativo busca esclarecer e tornar um conceito claro, enquanto o argumentativo foca em provar ou persuadir algo para o público.

Compreender as diferenças entre esses tipos discursivos é fundamental para o trabalho do tradutor-intérprete de Libras, pois cada um tem características únicas que influenciam como a informação deve ser transmitida.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Simples,

Procedural: Proceder, processo

Argumentativo: Argumentar convencer

Convencional: Conversa (2 pessoas)

Gabarito : D

Foco e Força galera!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo