Como "sinalizadores" da renovação da teoria educacional e cu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2343555 Pedagogia

Como "sinalizadores" da renovação da teoria educacional e curricular, o autor do livro Documentos de Identidade - uma introdução às teorias do currículo, Silva (2005), apresenta dois deslocamentos que, em grande parte, definem a organização do livro. O primeiro intenso deslocamento seria proporcionado pelas Teorias Críticas ao demarcar o campo do currículo como espaço de poder. O segundo deslocamento seria ocasionado pelas teorias Pós-Críticas ao descentralizar a ênfase nas dinâmicas de classe e consolidar a importância dos processos de produção de subjetividade. De acordo com as teorias Pós-Críticas, analise as proposições e assinale (V) para as VERDADEIRAS ou (F) para as FALSAS, conforme o significado do currículo:



a. (   ) É linear, sequencial, estático; sua epistemologia é realista e objetivista.


b. (   ) É disciplinado e fragmentado, rigidamente separado entre o conhecimento científico e o conhecimento do cotidiano, segue fielmente as grandes narrativas das ciências, tomadas como verdades.


c. (   ) Desconfia profundamente dos impulsos emancipadores e libertadores da teoria crítica, que se fundamenta na vontade de domínio e controle da epistemologia moderna. Constitui-se em um ataque à própria ideia de educação.


d. (   ) Enfatiza a indeterminação, a incerteza no conhecimento. Os significados são culturais e socialmente produzidos, envoltos em relações de poder e no questionamento de significados “transcendentais” ligados à religião, política e ciência, buscando onde, quando e por quem foram inventados.


e. (   ) Não representa uma teoria coerente, unificada, mas um conjunto variado de perspectivas, abrangendo uma diversidade de campos políticos, estéticos e epistemológicos. 



Assinale a opção que contém a ordem CORRETA, de cima para baixo: 

Alternativas