Batata frita, coxinha, pastel. São muitas as frituras gosto...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2026 Banca: FURB Órgão: SED-SC Prova: FURB - 2026 - SED-SC - Professor - Ciências |
Q4079560 Ciências
Batata frita, coxinha, pastel. São muitas as frituras gostosas que vão à mesa do brasileiro. Muita gente não sabe, porém, o que fazer com o óleo usado para preparar essas delícias. O resultado é que, na maioria das vezes, esse óleo é jogado na pia, no ralo ou mesmo no lixo comum. O despejo indevido de óleo na rede de esgoto ou nos lixões contamina água, solo e facilita a ocorrência de enchentes. O consumidor consciente pode evitar que isso aconteça reutilizando o óleo para fazer sabão, mas também pode encaminhar para uma empresa ou entidade que reaproveite o produto. 
(Óleo de cozinha usado pode contaminar água, solo e atmosfera. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/gestao-na-camara-dos-deputados/responsabilidade-social-e-ambiental/ecocamara/noticias /oleofeitodesabao.html. Acesso em: 10 abr. 2026. Adaptado.)
Com relação à reação química do processo de formação de sabão, a saponificação é um caso específico da reação de hidrólise, consistindo em uma reação química que transforma gorduras ou óleos em sabão, utilizando: 
Alternativas