A atividade do tetróxido de ósmio sobre biomoléculas ocorre ...
No que se refere ao preparo de amostras biológicas destinadas à microscopia eletrônica, julgue os itens que se seguem.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos entender a questão sobre o preparo de amostras biológicas para microscopia eletrônica e a atuação do tetróxido de ósmio.
Alternativa correta: Errado (E)
O tetróxido de ósmio é comumente utilizado na microscopia eletrônica por sua capacidade de "fixar" lipídios nas amostras. A questão menciona que a atividade do tetróxido de ósmio ocorre devido à sua afinidade específica por glicídios, o que não está correto. Na verdade, ele reage especificamente com lipídios e não com glicídios (açúcares).
Para compreender melhor:
Tetróxido de Ósmio: É um agente de fixação e contraste usado na microscopia eletrônica devido à sua capacidade de reagir com lipídios, formando óxidos de platina que tornam as estruturas lipídicas mais densas e, portanto, mais visíveis sob o microscópio.
Glicídios: São açúcares, divididos em monossacarídeos, dissacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos. Eles não têm uma relação direta com a fixação pelo tetróxido de ósmio.
Diante disso, a alternativa apresentou uma informação incorreta ao afirmar que o tetróxido de ósmio tem afinidade específica por glicídios. A afinidade do tetróxido de ósmio é com os lipídios, e é essa característica que o torna útil na microscopia eletrônica para a fixação de membranas celulares e outras estruturas ricas em lipídios.
Assim, a alternativa correta é "Errado", pois a afirmação feita na questão não corresponde à realidade do uso do tetróxido de ósmio em técnicas de microscopia eletrônica.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo