A NBC TA 540 (R2) trata das responsabilidades do auditor na ...
A NBC TA 540 (R2) trata das responsabilidades do auditor na auditoria de estimativas contábeis, inclusive as de valor justo, requerendo respostas proporcionais aos riscos avaliados no nível de afirmações, com foco nas razões do risco, no ceticismo profissional e na documentação.
Na auditoria das demonstrações contábeis de uma companhia aberta, o auditor avaliou como risco significativo a estimativa de perda esperada de crédito (ECL), em razão de elevada incerteza de estimativa e do uso de modelo complexo. O auditor pretende confiar em controles relevantes do processo de elaboração da estimativa.
Durante a execução dos procedimentos, o auditor concluiu que a administração não tomou providências apropriadas para entender e tratar a incerteza da estimativa nas divulgações relacionadas.
À luz da NBC TA 540 (R2), avalie se as assertivas a seguir estão corretas:
I. Para risco significativo relacionado com estimativa contábil, quando o auditor pretende confiar em controles relevantes, os procedimentos adicionais de auditoria devem incluir testes da eficácia operacional desses controles no período corrente.
II. Quando a administração não tiver tomado providências apropriadas para entender ou tratar a incerteza da estimativa, inclusive nas divulgações relacionadas, o auditor deve requerer que a administração adote medidas apropriadas, inclusive reconsiderar a estimativa pontual e/ou fornecer divulgações adicionais e avaliar a resposta. Se a resposta não for suficiente, o auditor deve desenvolver, na extensão praticável, estimativa pontual ou intervalo do auditor, e considerar as implicações para a auditoria e para o relatório, incluindo comunicações aos responsáveis pela governança, conforme aplicável.
III. Caso o auditor desenvolva estimativa pontual ou por intervalo, ele pode fazê-lo sem avaliar a adequação dos métodos, premissas e dados, pois se trata de estimativa elaborada pelo próprio auditor.
IV. O auditor deve incluir na documentação de auditoria, entre outros: (a) a relação entre os procedimentos adicionais executados e os riscos avaliados no nível de afirmações, considerando as razões do risco; e (b) as respostas do auditor quando a administração não tiver tomado providências apropriadas para entender e tratar a incerteza da estimativa, inclusive quanto às divulgações relacionadas.
Estão corretas as afirmativas