A seção transversal de terraplenagem cujo corte atingir esp...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2114501 Engenharia Civil
Tendo como referência um segmento hipotético em corte de um projeto de engenharia de pavimento flexível, julgue o item a seguir.  
A seção transversal de terraplenagem cujo corte atingir espessura superior a 20 cm dispensará o serviço de regularização do subleito. 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A REGULARIZAÇÃO DO SUBLEITO é uma operação destinada a CONFORMAR O LEITO ESTRADAL, TRANSVERSAL E LONGITUDINALMENTE, OBEDECENDO AS LARGURAS E COTAS DA CAMADA FINAL DE TERRAPLENAGEM. Esse serviço COMPREENDE CORTES E ATERROS ATÉ 20 CM DE ESPESSURA, em espessuras variáveis.

A regularização DEVE SER EXECUTADA PRÉVIA E ISOLADAMENTE DA CONSTRUÇÃO DE OUTRA CAMADA DO PAVIMENTO, ou seja, É UMA ETAPA QUE NÃO SE CONFUNDE COM A OPERAÇÃO DE CONSTRUÇÃO DA PRIMEIRA CAMADA DO PAVIMENTO.

Além disso, A REGULARIZAÇÃO É EXECUTADA POSTERIORMENTE À CONSTRUÇÃO DOS CORTES E DE ATERROS COM ESPESSURAS SUPERIORES A 20 CM, da mesma forma, NÃO SE CONFUNDINDO COM OPERAÇÕES DE TERRAPLENAGEM

NORMA DNIT 137/2010- ES 

Condições gerais 

b) Cortes e aterros com espessuras superiores a 20 cm devem ser executados previamente à execução da regularização do subleito, de acordo com as especificações de terraplenagem DNIT 105/2009ES, DNIT 106/2009-ES, DNIT 107/2009-ES e DNIT 108/2009-ES.

A norma não diz que é dispensado, apenas que o corte ou aterro deve ser realizado previamente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo