Segundo Silva e Bandeira (2016), há especificidades nas entr...
I- Efeitos do problema sobre o funcionamento psicossocial.
II - Histórico de tratamentos. III - Capacidades cognitivas.
IV-Uso de medicamentos.
V - Formação da identidade.
São exemplos de aspectos que devem ser sempre examinados, EXСЕТО:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: Esta questão aborda os aspectos essenciais e específicos que o psicólogo escolar deve investigar na entrevista de anamnese, conforme Silva e Bandeira (2016). O objetivo é diferenciar o que é sempre investigado do que é específico para certos grupos etários.
Comentário Didático: A anamnese coleta informações sobre a história de vida e saúde mental do indivíduo. Aspectos como efeitos no funcionamento psicossocial, histórico de tratamentos e uso de medicamentos devem estar presentes em todos os atendimentos, independentemente da idade ou situação, pois são decisivos para a compreensão do quadro e elaboração do plano de intervenção.
Por outro lado, capacidade cognitiva (III) e formação da identidade (V) são aspectos situacionais. A avaliação cognitiva é solicitada apenas quando há suspeita de déficit ou demanda específica (por exemplo, dificuldade de aprendizagem ou avaliação neuropsicológica). A formação da identidade é central em adolescentes, mas não é obrigatória em todas as anamneses, sobretudo com adultos ou crianças pequenas.
Justificativa da Alternativa Correta (C): Capacidades cognitivas (III) e formação da identidade (V) não são requisitos universais para todas as anamneses, sendo investigados apenas em contextos ou faixas etárias específicos. Logo, a alternativa C é a correta.
Análise das Alternativas Incorretas:
- A (I e II): Incorreta. Ambos são aspectos universais da anamnese.
- B (II e V): Incorreta. Só o V (formação da identidade) é específico; II (histórico de tratamentos) é sempre obrigatório.
- D (III e IV): Incorreta. IV (uso de medicamentos) é sempre relevante; III é situacional.
- E (IV e V): Incorreta. IV é sempre obrigatório, apenas V é específico.
Atenção! O enunciado pode trazer pegadinhas ao misturar tópicos universais e situacionais. Sempre destaque “EXCETO” e leia cuidadosamente o que é pedido, para não marcar opções de aspectos que são obrigatórios em todas as entrevistas.
Recomendação: Para provas, memorize os elementos universais da anamnese (impacto psicossocial, histórico de atendimento, uso de medicamentos) e identifique os específicos a cada faixa etária ou situação clínica, como formação da identidade e funções cognitivas.
Gabarito: Alternativa C
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo