O Sistema de Contas Nacionais permite não somente analisar, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2009 Banca: AOCP Órgão: CASAN-SC
Q1230113 Economia
O Sistema de Contas Nacionais permite não somente analisar, de forma integrada, a forma como o setor institucional participa da geração, apropriação, distribuição e uso da renda nacional e da acumulação de ativos não-financeiros, como também evidencia as relações entre a economia nacional e o resto do mundo. A estrutura central de um sistema completo de contas nacionais é composta de cinco blocos - entre elas as Contas Econômicas Integradas (CEI) -, que se articulam e são totalmente consistentes porque utilizam os mesmos conceitos, definições, classificações e regras contábeis. As CEI constituem o núcleo central do Sistema de Contas Nacionais, oferecendo uma visão do conjunto da economia. 
Estas contas estão estruturadas em três subconjuntos assinale-os. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver esta questão, precisamos compreender o tema das Contas Econômicas Integradas (CEI) no contexto do Sistema de Contas Nacionais. Este sistema é fundamental para analisar a economia de forma integrada, identificando como os setores participam na geração e distribuição de renda, além de suas relações internacionais.

O Sistema de Contas Nacionais é composto por diversos blocos e as CEI constituem o núcleo central, fornecendo uma visão abrangente da economia. Dentro das CEI, existem três subconjuntos principais relacionados aos fluxos econômicos.

Alternativa Correta: A - Contas de acumulação, contas correntes e contas patrimoniais.

Esses subconjuntos são fundamentais para captar diferentes aspectos da economia:

  • Contas Correntes: registram os fluxos de produção e distribuição de renda, cobrindo transações como consumo, investimento e renda disponível.
  • Contas de Acumulação: focam na formação de capital, variando investimentos e poupança dentro da economia.
  • Contas Patrimoniais: refletem o patrimônio acumulado, registrando ativos e passivos.

Cada uma dessas contas ajuda a traçar um quadro completo das atividades econômicas e financeiras do país.

Análise das Alternativas Incorretas:

  • B - Fatores de produção, Preços e Arrecadação de tributos x Gastos Públicos: Esta alternativa foca em conceitos econômicos diferentes, que não fazem parte dos subconjuntos das CEI.
  • C - Arrecadação de tributos, Composição das despesas Públicas e Rendas: Embora relevantes, essas categorias não refletem a estrutura das CEI.
  • D - PIB, Renda Nacional Bruta e Poupança: Esses são indicadores macroeconômicos importantes, mas não são subconjuntos das CEI.
  • E - Renda Nacional Disponível Bruta, Poupança Bruta e Capacidade/necessidade líquida de financiamento: Embora relacionados ao fluxo econômico, são indicadores distintos e não compõem os subconjuntos das CEI.

Para interpretar questões como esta, é importante identificar palavras-chave que remetem aos conceitos centrais do tema e evitar alternativas que mencionam termos não associados ao núcleo das CEI. A prática constante dessas análises aprimora sua capacidade de discernimento.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo