A interpretação dos sinais vitais e a administração de medi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3156244 Enfermagem
A interpretação dos sinais vitais e a administração de medicamentos são práticas que exigem precisão e conhecimento técnico. Sobre esses aspectos, analise as proposições a seguir:

I. A administração de medicamentos por via intramuscular é indicada para fármacos que necessitam de absorção rápida, sendo que a região do vasto lateral da coxa é preferida para aplicação em crianças menores de 2 anos para evitar lesão do nervo ciático (Phillips, 2022).

II. A aferição da pressão arterial em pacientes adultos deve ser realizada após pelo menos 5 minutos de repouso, com o braço posicionado ao nível do coração e o manguito ajustado corretamente, garantindo que a leitura obtenha uma variação inferior a 5 mmHg entre duas aferições consecutivas (Chobanian et al., 2021).

III. A interpretação dos sinais vitais deve considerar a faixa etária do paciente, sendo que a frequência cardíaca normal para adultos é de 60 a 100 batimentos por minuto, enquanto em recém-nascidos pode variar entre 120 e 160 batimentos por minuto (Marieb & Hoehn, 2021).


Assinale a alternativa correta:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Os sinais vitais (SSVV) são as medidas corporais que indicam o estado de saúde de uma pessoa.


I- Verdadeira- A administração de medicamentos por via intramuscular (IM) é procedimento frequentemente realizado na prática de enfermagem, e envolve uma série de decisões complexas relacionadas ao volume a ser injetado, medicação a ser administrada, técnica de administração, seleção do local e dispositivos. Em menores de dois anos de idade é preconizado o uso do músculo lateral da coxa devido à maior proporção muscular. Entretanto, a injeção intramuscular (IM) nesse músculo tem o inconveniente de ser muito dolorosa, tanto em crianças como em adultos, devido à presença do nervo cutâneo lateral.


II- Falsa- A alternativa propõe que a aferição da pressão arterial em pacientes adultos deve ser realizada após pelo menos 5 minutos de repouso, com o braço posicionado ao nível do coração e o manguito ajustado corretamente, garantindo que a leitura obtenha uma variação inferior a 5 mmHg entre duas aferições consecutivas (Chobanian et al., 2021), estando incorreta, para aferir a pressão arterial corretamente, a pessoa deve estar sentada, com as pernas descruzadas, pés no chão, dorso apoiado na cadeira e relaxado. O braço deve estar na altura do coração, com a palma da mão para cima e sem roupas apertadas no membro. O manguito é colocado 2 a 3 cm acima da fossa cubital. Após estimar a pressão sistólica pela palpação do pulso radial, insufla-se o manguito até 20 a 30 mmHg acima do valor estimado. Desinfla-se lentamente (2 a 4 mmHg por segundo), determinando a pressão sistólica ao ouvir o primeiro som (fase I de Korotkoff) e a pressão diastólica no desaparecimento dos sons (fase V de Korotkoff).


III- Verdadeira- A frequência cardíaca é o número de vezes que o coração bate por minuto e o valor normal varia entre 60 e 100 batimentos para um adulto em repouso. Enquanto valores abaixo de 60 batimentos são conhecidos como bradicardia, acima de 100 batimentos são chamados de taquicardia. A frequência cardíaca em crianças varia conforme a idade, sendo mais elevada nos primeiros anos de vida e diminuindo progressivamente até a adolescência. Em recém-nascidos, a frequência cardíaca pode variar entre 100 e 205 bpm, enquanto em bebês de até um ano é de 100 a 180 bpm. 


Gabarito: Letra  D


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo