Desde 2015, após o presidente Nicolás Maduro perder as elei...
Desde 2015, após o presidente Nicolás Maduro perder as eleições parlamentares, parte da população venezuelana começou a emigrar em maiores números para alguns países da América Latina. Segundo o FGV DAPP, em Roraima, na fronteira do Brasil com a Venezuela, o município de _____________, tem recebido grande parte deste fluxo, em meio ao surgimento de conflitos sociais.
Complete a lacuna marcando a alternativa que informe, corretamente, o nome desse município brasileiro.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central desta questão é a migração da população venezuelana para o Brasil, especificamente para o estado de Roraima. Desde 2015, a crise política e econômica na Venezuela resultou em um aumento significativo no número de venezuelanos que buscam refúgio nos países vizinhos.
Para responder corretamente a esta questão, é importante compreender que a principal porta de entrada no Brasil para os venezuelanos é o município de Pacaraima. Este município está localizado na fronteira entre o Brasil e a Venezuela e tem sido um ponto crítico de entrada para refugiados venezuelanos, resultando em desafios sociais e logísticos para a região.
A alternativa correta é B - Pacaraima, pois é o município que recebe a maior parte do fluxo migratório vindo da Venezuela. Este município tem sido o foco de diversas ações humanitárias e governamentais para lidar com a chegada dos migrantes e refugiados.
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
- A - Caracara: Este nome não corresponde a um município em Roraima que faz fronteira com a Venezuela. Portanto, não é a resposta correta.
- C - Uiramutã: Embora seja um município de Roraima, Uiramutã não está localizado na fronteira com a Venezuela, mas sim na tríplice fronteira com Guiana e Brasil, o que o exclui como ponto principal de entrada dos venezuelanos.
- D - Alto Alegre: Este município não está na linha de fronteira com a Venezuela e, portanto, não é um ponto significativo de entrada de refugiados venezuelanos.
- E - Amajari: Embora próximo de áreas fronteiriças, não é a principal porta de entrada utilizada pelos migrantes venezuelanos.
Para questões desse tipo, é útil ter conhecimento sobre geografia regional e atualidades, especialmente em relação à crise migratória na América Latina. Preste atenção em palavras-chave no enunciado, como "fronteira" e "fluxo", que ajudam a identificar a alternativa correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB.: B
A cidade de Pacaraima, no Norte de Roraima, teve o quarto dia seguido de protestos contra a entrada de refugiados venezuelanos e o aumento da violência.
Os protestos nesta segunda-feira (10) começaram de manhã cedo. Um grupo de moradores de Pacaraima expulsou venezuelanos de uma área de comércio da cidade.
Os manifestantes fecharam todos os três acessos de Pacaraima, nenhum venezuelano conseguia entrar na cidade.
10/02/2020
FONTE: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2020/02/10/pacaraima-rr-tem-protestos-contra-a-entrada-de-venezuelanos.ghtml
GAB B
Na fronteira do Brasil com a Venezuela, o município de Pacaraima, a cerca de 200 km, tem recebido parte deste fluxo, em meio ao surgimento de conflitos sociais.
Fonte: UOL.
Pacaraima. Cidade recebe diariamente uma média de 800 venezuelanos que entram no Brasil. Insegurança motivou expulsão de imigrantes que viviam nas ruas.
Pacaraima
Letra B
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo