O protocolo pode ser considerado a porta de entrada e saída...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3614584 Arquivologia
O protocolo pode ser considerado a porta de entrada e saída dos documentos na instituição, sobre este tema é correto afirmar: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D

1. Tema central da questão:

A questão trata do protocolo, que é o setor ou a atividade responsável pelo registro, controle e acompanhamento da movimentação dos documentos nas instituições. Entender o papel do protocolo é essencial para a Gestão de Documentos e para garantir a transparência e segurança das informações.

2. Resumo teórico:

Segundo o Manual de Gestão de Documentos do Arquivo Nacional e a Lei nº 8.159/91, o protocolo é a porta de entrada e saída dos documentos. Sua principal função é controlar a movimentação documental, ou seja, registrar o trâmite desde o recebimento até a expedição, garantindo que seja possível localizar e acompanhar documentos ao longo de sua trajetória na instituição.

3. Justificativa da alternativa correta (D):

A alternativa D afirma que o objetivo do protocolo é controlar a movimentação dos documentos, de modo que se saiba onde e com quem estão e quais ações foram empreendidas. Isso está em total acordo com os conceitos da área: o controle é o elemento-chave das atividades de protocolo, pois permite rastrear documentos e evitar perdas ou extravios.

4. Análise das alternativas incorretas:

  • A – "Influenciar": O protocolo não visa influenciar, mas sim registrar e controlar a movimentação.
  • B – "Classificar": A classificação é uma etapa diferente, ligada à organização dos documentos por assunto ou categoria, não à sua movimentação.
  • C – "Organizar": Apesar de organizar ser importante, o que se exige do protocolo é o controle efetivo, ou seja, o registro formal do trâmite.
  • E – "Planejar": Planejamento envolve ações mais amplas, não sendo atribuição direta do protocolo.

5. Estratégias de interpretação:

Fique atento a palavras-chave como "controlar", que remetem diretamente à função do protocolo. Evite se confundir com termos como "influenciar" ou "planejar", que não representam corretamente o objetivo prático do setor.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

D

O protocolo refere-se ao registro e ao controle dos documentos que transitam entre setores, empresas ou órgãos, servindo para tornar possível o acesso às informações de fluxo de documentos que foram expedidos ou recebidos dentro de uma instituição.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo