Em 1967, o artista Hélio Oiticica apresenta “Esquema geral ...
Em 1967, o artista Hélio Oiticica apresenta “Esquema geral da Nova Objetividade” publicado no catálogo da mostra “Nova Objetividade Brasileira”, realizada no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro: “A Nova Objetividade sendo um estado não é pois um movimento dogmático, esteticista (...), mas uma “chegada”, constituída de múltiplas tendências (...)”. A Nova Objetividade seria a formulação de um estado da arte brasileira de vanguarda cujas principais características são: