O surgimento do Serviço Social como profissão na sociedade b...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2250881 Serviço Social
O surgimento do Serviço Social como profissão na sociedade brasileira, seu assalariamento e a ocupação de um espaço na divisão sócio-técnica do trabalho, bem como a estruturação de seu mercado de trabalho é resultante
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: E

O tema central da questão é o surgimento e a institucionalização do Serviço Social no Brasil. Essa questão é fundamental porque ajuda a entender como essa profissão se consolidou no espaço da divisão sócio-técnica do trabalho, refletindo suas necessidades sociais e o perfil de seus usuários.

O Serviço Social no Brasil surgiu principalmente a partir de relações históricas, sociais, políticas e econômicas que moldaram sua necessidade social. Essa profissão foi influenciada por uma série de fatores, como as transformações econômicas e sociais no contexto da industrialização, o avanço das políticas públicas e a intervenção do Estado nas questões sociais. Conforme a história do Serviço Social, a profissão foi se configurando para atender demandas sociais específicas, como a inclusão social e a promoção do bem-estar.

Fontes relevantes: Para aprofundar, recomenda-se consultar obras de autores como Eymard Mourão Vasconcelos e Maria Carmelita Yazbek, além de documentos do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) que abordam a profissão.

Justificativa para a Alternativa Correta (E): A alternativa E é a correta porque enuncia que o surgimento do Serviço Social está ligado a relações históricas, sociais, políticas e econômicas que definem sua necessidade social e seus usuários. Essa visão é consistente com a literatura sobre a formação da profissão no Brasil, que destaca a complexidade dos fatores que levaram à sua instituição e consolidação.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - A alternativa que indica o surgimento a partir da caridade das "senhoras da sociedade" é uma visão simplista e reducionista. Embora a caridade tenha sido uma forma inicial de assistência, ela não explica a institucionalização e profissionalização do Serviço Social.

B - Apesar da importante influência da Igreja Católica em ações assistenciais, religiosas e filantrópicas, isso não foi o único fator determinante para a estruturação do Serviço Social como uma profissão organizada e reconhecida.

C - A mobilização do Estado e do empresariado com suporte da Igreja Católica para cristianizar a sociedade não reflete a complexidade das condições que levaram à profissão. Além da influência religiosa, houve a necessidade de resposta a questões sociais mais amplas.

D - O enfrentamento do proletariado à classe dominante não é a principal razão para o surgimento do Serviço Social. Embora os conflitos de classe influenciem a política social, a profissão também emergiu como resposta a necessidades sociais amplas e multifacetadas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Me pareceu uma pergunta que pode ser anulada. Veja: sabemos que o serviço social nasceu no bojo das relações sociais, em meio ao sistema capitalista e que as ações da igreja catolica forjaram sua identidade. Era esta instituição, incentivada pelo estado, com práticas assistencialistas, que iniciaram à atenção aos pobres. Então a resposta E me parecer a síntese téorica, mas a B representa os fatos.

O Serviço Social não pode ser lido como evolução da caridade e sim como profissão requerida pelo Estado e empresariado para responder as expressões da Questão Social, em decorrência da consciência de classe - pela classe trabalhadora. Por isso, a resposta não pode ser a alternativa B. Sendo a alternativa E a resposta mais coerente.

"Profa. Dra. Maria Carmelita Yazbek: Cabe destacar, inicialmente, como ponto de partida uma forma de apreender o trabalho profissional do assistente social, situado no movimento histórico da sociedade. Entendo que o surgimento do Serviço Social como profissão na sociedade brasileira, seu assalariamento e a ocupação de um espaço na divisão social e técnica do trabalho, bem como a estruturação de seu mercado de trabalho particular é resultante de relações históricas, sociais, políticas e econômicas que moldam sua necessidade social e definem os seus usuários. Nessa direção o Serviço Social interfere nos processos relacionados com a reprodução social da vida, desenvolvendo sua ação profissional em situações sociais que afetam a qualidade de vida da população em geral e sobretudo dos setores mais empobrecidos da sociedade"

Temporalis, Brasília (DF), ano 20, n. 39, p. 257-266, jan./jun. 2020.  ISSN 2238-1856

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo