A dimensão ética do projeto profissional pressupõe normatiza...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MS Prova: CESPE - 2010 - MS - Assistente Social |
Q64756 Serviço Social
Os projetos profissionais têm uma dimensão ética que envolve
escolhas teóricas, ideológicas e políticas das categorias
profissionais. Daí deriva a contemporânea designação dos
projetos profissionais como projetos ético-políticos. Considerando
esse tema, julgue os itens de 8 a 10.
A dimensão ética do projeto profissional pressupõe normatizações, como as expressas no código de ética das profissões.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão com base no tema dos projetos ético-políticos no contexto do Serviço Social. Esta questão nos incentiva a refletir sobre a relação entre ética e prática profissional dentro da categoria de assistentes sociais.

O enunciado destaca que os projetos profissionais possuem uma dimensão ética que abrange escolhas teóricas, ideológicas e políticas. Isso se refere ao caráter normativo e orientador que a ética tem sobre as práticas profissionais. No caso das profissões, como a de assistente social, essas normatizações são regularmente expressas em documentos como o Código de Ética.

Alternativa Correta: C - certo

O Código de Ética do Assistente Social é uma manifestação clara de como as orientações éticas moldam o exercício profissional. Ele estabelece princípios, valores e diretrizes que guiam o comportamento e as decisões dos profissionais no dia a dia. Assim, a dimensão ética do projeto profissional é essencial para garantir que as práticas sejam conduzidas de forma ética e responsável, refletindo escolhas que vão além de questões técnicas, abrangendo também ideologias e políticas que sustentam o exercício profissional.

Portanto, a afirmação está correta porque reconhece que a ética está intrinsecamente ligada à prática profissional, sendo concretizada através de normatizações como as expressas no código de ética das profissões.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

De acordo com o Código de Ética Profissional do Assistente Social:

Estes instrumentos normativos, que ora reapresentamos, são a materialização do Projeto Ético-Político profissional construído nos últimos 30 anos no seio da categoria, haja vista que formulados para dar sustentação legal ao exercício profissional dos/as assistentes sociais, mas que não se restringem a essa dimensão. Pelo contrário, fortalecem e respaldam as ações profissionais na direção de um projeto em defesa dos interesses da classe trabalhadora e que se articula com outros sujeitos sociais na construção de uma sociedade anticapitalista. (p.14)
Todo projeto profissional tem uma dimensão ética que pressupõe normalizações como aquelas que estão postas no Código de Ética  do assistente social, reconhece a liberdade como centro desse projeto, “uma liberdade concebida historicamente, como possibilidade de escolher entre alternativas concretas; daí um compromisso com a autonomia, a emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais.” (NETTO,1999). 


Ainda segundo Netto (1999), a dimensão política dos projetos profissionais está no fato desses estarem vinculados a projetos societários maiores que envolvem o conjunto da sociedade. Esta dimensão tem como princípios a equidade, justiça social, ampliação da cidadania, através da garantia dos direitos civis, políticos e sociais da classe trabalhadora, assim como, a democratização enquanto socialização da participação política e socialização da riqueza produzida. 


O PROJETO ÉTICO-POLÍTICO PROFISSIONAL NO DIA-A-DIA DA PRÁTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL. Vânia Venzel Borges. Espaço Plural • Ano XIII • Nº 26 • 1º Semestre 2012 • p. 157-172

NETTO, J. P. A construção do Projeto Ético Político do Serviço Social frente a crise contemporânea: Capacitação em Serviço Social e Política Social: módulo 1: Crise contemporânea. Brasília: CEAD, 1999.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo