No processo de comunicação cartográfica de mapas temáticos, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2724250 Engenharia Cartográfica

No processo de comunicação cartográfica de mapas temáticos, a representação do tema é construída com os conceitos de linguagem cartográfica. Para cada mapa temático, a linguagem cartográfica é projetada em função de dois elementos: a dimensão espacial com que os usuários realizarão análises sobre o tema e a primitiva gráfica com a qual se define o elemento gráfico que representará as feições geográficas do tema. Os outros dois elementos da linguagem cartográfica são o nível de medida e a variável visual. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) As variáveis visuais adequadas às representações nominais e as variáveis visuais adequadas às representações ordinais são mutuamente excludentes, tendo em vista as percepções visuais humanas.

( ) Os níveis de medida ordinal e numérico são tratados de maneira similar nos projetos cartográficos, uma vez que as mesmas variáveis visuais são adequadas a ambos os tipos de representações temáticas.

( ) Independentemente do nível de medida em que a classificação do fenômeno geográfico está definido, a variável visual matiz da cor é sempre a mais eficiente visualmente.

( ) Para representações de classificações temáticas definidas no nível de medida nominal, as variáveis visuais matiz e valor da cor são sempre as mais adequadas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: A questão aborda concepção cartográfica focada em variáveis visuais e níveis de medida para mapas temáticos, essenciais para o correto projeto de mapas e a comunicação eficiente de dados geográficos.

Conceitos-Chave:

Variáveis Visuais (Bertin): Forma, Tamanho, Orientação, Matiz (cor), Valor (claro-escuro), Textura. Elas são escolhidas conforme o nível de medida dos dados a serem representados.

Níveis de Medida (Stevens):

  • Nominal: categorias sem ordem (ex: tipos de uso do solo).
  • Ordinal: categorias com ordem (ex: níveis de risco).
  • Intervalar e razão: numéricos com ordem e escala (ex: temperaturas, alturas).

Justificativa da Alternativa Correta (B – V, V, F, F):

1ª Afirmativa (V): As variáveis visuais para nominal (matiz/forma) são excludentes das usadas para ordinal (valor/tamanho). Variáveis como matiz diferenciam categorias, valor indica gradação. Usá-las intercambiadas resulta em representação errônea, conforme Bertin (“Sémiologie Graphique”).

2ª Afirmativa (V): Dados ordinais e numéricos (intervalar/razão) são tratados de forma similar na cartografia, pois valor e tamanho permitem leitura clara de hierarquia e proporção (ex: gráfico coroplético ou símbolo proporcional).

3ª Afirmativa (F): Matiz NÃO é a variável universalmente mais eficiente. Para níveis nominais, matiz é eficaz. Mas em dados ordinais/numéricos, valor ou tamanho expressam melhor ordem/magnitude. Palavras como “sempre” sugerem generalização – cuidado com pegadinhas!

4ª Afirmativa (F): Valor não é adequado para dados nominais, apenas matiz e forma. Usar valor para nominal pode induzir à interpretação de hierarquia inexistente, contrariando as recomendações clássicas.

Estratégias para provas: Desconfie de termos absolutos (“sempre”, “nunca”). Relacione sempre o tipo de dado ao uso correto da variável visual. Atenção às inversões de conceito ou palavras trocadas (matiz x valor, nominal x ordinal).

Referências:
BERTIN, J. Sémiologie Graphique;
STEVENS, S.S. On the theory of scales of measurement.

Conclusão: Gabarito correto: B (V – V – F – F).

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo