A teoria de Bohr para o átomo de hidrogênio foi de fundament...
A teoria de Bohr para o átomo de hidrogênio foi de fundamental importância para a física que estava sendo construída no final do século XIX. Bohr mostrou que as transferências de energia no átomo, na geração ou absorção de um fóton levando um átomo, se dão de maneira quantizada permitindo prever, com precisão, a posição das linhas do espectro do hidrogênio. Sobre esse modelo, considere as afirmações abaixo:
I- Os elétrons se movem em órbitas estacionárias irradiando energia continuamente, conforme o modelo de Rutherford. Essa previsão pode ser verificada usando a mecânica clássica e eletrodinâmica.
II- Os átomos irradiam energia quando um elétron sofre uma transição de um estado estacionário para outro e a frequência da radiação emitida está relacionada às energias das órbitas.
III- A energia dos estados estacionários é determinada com base no princípio da correspondência. Para o estado fundamental, essa energia é de -13,6 e V, também chamada de energia de ionização.
É CORRETO o que se afirma em:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A energia de ionização é a energia necessária para remover o elétron do átomo (levá-lo do estado fundamental para um estado onde ele está livre, ou seja, E=0). Portanto, a energia de ionização do hidrogênio é +13,6 e não −13,6 eV. A energia de −13,6 eV é a energia de ligação do elétron no estado fundamental. Sendo assim, a afirmação III está ERRADA. O gabarito deveria ser letra D.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo