A doença do neurônio motor que comumente causa disfagia e disartria, que se inicia
na meia idade e na idade avançada, com maior frequência em homens, e tem como sinais e sintomas
mais comuns: alterações na marcha, mioclonias, dificuldade respiratória (pelo comprometimento dos
músculos intercostais e do diafragma), perda de peso, alterações na fase orla (mastigação e
mobilidade da língua) e na fase faríngea da deglutição, que se intensificam com a evolução do quadro,
é a: