Assinale a alternativa em que a nova redação NÃO apresenta e...

Ventura, Z.
As cem melhores crônicas brasileiras. Rio de Janeiro:
Objetiva, 2007, p. 265 (Texto adaptado).
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão proposta sobre concordância verbal. O objetivo é identificar a alternativa que NÃO apresenta erro de concordância.
A gramática normativa da Língua Portuguesa determina que o verbo deve concordar em número e pessoa com o sujeito da oração. Vamos usar essa regra para analisar cada alternativa.
Alternativa A: "Ali na porta do Detran, nem isso, nenhuma daquelas almas caridosas me davam um pouco menos."
Nessa frase, o sujeito é "nenhuma daquelas almas caridosas", que está no singular. Portanto, o verbo "davam" deveria estar no singular para concordar com o sujeito, ou seja, "dava". Assim, há um erro de concordância aqui.
Alternativa B: "[...] me lembro de que estaria sentado ali comigo Fernando Henrique, Maluf e Chico Anysio."
Neste caso, a estrutura da frase faz com que o verbo "estaria" concorde com "Fernando Henrique, Maluf e Chico Anysio" que, apesar de serem três pessoas, faz parte de uma construção onde o que se destaca é a posição individual delas sentadas, portanto, pode ser entendido como uma expressão singular. Assim, esta alternativa não apresenta erro de concordância.
Alternativa C: "Nunca passou pela minha cabeça que ocorresse outras passagens e outros marcos, aos 65 anos."
Nesse caso, o verbo "ocorresse" deveria estar no plural, "ocorressem", para concordar com "outras passagens e outros marcos". Há um erro de concordância aqui.
Alternativa D: "A ausência total de hesitação ou dúvidas me irritavam."
Aqui, o sujeito é "A ausência total de hesitação ou dúvidas", que está no singular, e o verbo "irritavam" deveria estar no singular, "irritava". Mais um erro de concordância.
Resposta Correta: A alternativa B é a única que não apresenta erro de concordância verbal.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA B!
a) ... nenhuma ETC ETC me dava um pouco menos. (concordância com o núcleo do sujeito)
b) Nos casos de sujeito composto posposto, o verbo pode concordar com a totalidade do sujeito ou com o núcleo do sujeito mais próximo.
c) Haver no sentido de existir, de ocorrer ou indicando decurso temporal é impessoal e invariável. Existir e ocorrer, por sua vez, variam.
d) A ausência ETC ETC me irritava. (concordância com o núcleo do sujeito)
se na letra B, os sujeitos estivessem posposto ao verbo seria caso de concordancia OBRIGATORIA como ocorre no exemplo??
Lucas Borges,
A letra B está correta. Quando temos um sujeito composto ( Fernando Henrique, Maluf e Chico Anysio) existem duas situações:
1) quando o verbo vem antes do sujeito composto ele pode vir no plural ou no singular ( " estaria sentado ali comigo Fernando Henrique, Maluf......." ou " estariam sentados ali comigo Fernando Henrique, Maluf .....")
2) quando o verbo vem depois do sujeio composto, obrigatoriamente ele deve vir flexionado no plural ( "FHC, Maluf e Chico Anysio estariam" )
OBS: QUANDO SE TRATA DE ADJETIVO E SUJEITO COMPOSTO A REGRA É AO CONTRÁRIO. ADJETIVO DEPOIS DE SUJEITO COMPOSTO PODE OPTAR POR SINGULAR OU PLURAL . JÁ ADJETIVO ANTES DE SUJEITO COMPOSTO, PREVALECE A REGRA DA ATRAÇÃO.
espero ter ajudado. Abraço!
que questão linda
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo