Um grupo de estudantes de pós-graduação capturou peixes em u...
- Imersão em parafina aquecida;
- Coloração com hematoxilina e eosina;
- Imersão em mistura contendo formaldeído a 4%;
- Imersão sequencial em frascos com uma série alcoólica crescente e xilol; - Imersão sequencial em frascos com xilol, série alcoólica decrescente e água;
- Fragmentação/corte do material biológico em pedaços com espessura de até 5 mm.
Ao observar as lâminas ao microscópio, os estudantes perceberam, com dificuldade, que os cortes histológicos estavam bem preservados, com estrutura histológica aparentemente íntegra, mas completamente transparentes, sem resquícios de coloração. Questionado sobre o procedimento, o responsável garantiu que havia realizado a etapa de coloração com hematoxilina e eosina, mas admitiu ter esquecido uma das outras etapas.
Qual etapa o estudante esqueceu de realizar?
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - Imersão sequencial em frascos com xilol, série alcoólica decrescente e água.
Tema central: A questão aborda o processamento histológico de tecidos, etapa fundamental na preparação de amostras biológicas para análise microscópica. O objetivo é evidenciar estruturas celulares, permitindo um diagnóstico preciso.
Resumo teórico: O processamento histológico tradicional envolve:
- Fixação (geralmente com formaldeído) para preservar a estrutura;
- Desidratação em álcool em concentrações crescentes;
- Diafanização com xilol para tornar o tecido translúcido e compatível com parafina;
- Inclusão em parafina aquecida;
- Corte em micrótomo;
- Coloração (hematoxilina e eosina é a mais comum);
- Reidratação e montagem para observação.
Segundo manuais de histotécnica, como o “Manual de Técnicas para Histologia” (Carson, 2015), após a coloração, é essencial remover o excesso de corantes e reidratar/clarificar o corte por meio de sequências de imersão em álcoois de concentrações decrescentes, água e xilol.
Justificativa da alternativa D: Se a etapa de remoção dos corantes e reidratação (imersão sequencial em xilol, álcool decrescente e água) não for realizada, os tecidos permanecem transparentes e sem cor, pois a coloração não se fixa corretamente. Isso explica as lâminas sem coloração, mesmo após o uso de hematoxilina e eosina.
Análise das alternativas incorretas:
A - Parafina aquecida: Essencial para dar suporte ao corte do tecido, mas não interfere diretamente na fixação da cor.
B - Formaldeído 4%: É o fixador, preserva a estrutura, não impactando diretamente a retenção da coloração.
C - Álcool crescente/xilol: Importante na desidratação e diafanização antes da inclusão; não é a etapa que fixa o corante.
E - Corte do material: Fundamental para obter seções finas, mas não afeta a coloração das lâminas.
Dica de interpretação: Atenção aos detalhes das etapas e à ordem dos procedimentos. Questões como esta frequentemente testam a compreensão dos efeitos práticos de pular uma etapa. Se a estrutura está íntegra, mas sem cor, pense nas etapas pós-coloração!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo