Em um laboratório, foi solicitado que a amostra de plasma d...
Em um laboratório, foi solicitado que a amostra de plasma de um gato fosse analisada para realizar um diagnóstico para uma determinada doença. O plasma foi enviado, e o protocolo adotado para a realização do exame de ELISA foi o seguinte:
I. Em uma microplaca, contendo no fundo dos poços uma proteína recombinante do possível agente causador da doença, foi adicionado o plasma do gato diluído na proporção 1:100 (10 µL de amostra para cada 1000 µL de tampão de diluição). Além das amostras do sangue do felino, foram adicionadas amostras que serão utilizadas como controles positivos e negativos, diluídos da mesma forma.
II. Posteriormente, realizou-se a adição de um anticorpo secundário antifelino conjugado à enzima HRP.
III. Após lavagem dos poços com solução específica, foi adicionado o substrato, e procedeu-se então com uma breve incubação à temperatura ambiente.
IV. A reação de oxidação do substrato foi parada pela adição de uma substância ácida, e realizou-se a leitura da placa.
V. Por fim, com base nos valores dos controles positivos e negativos, foi calculado o limite de corte (cut-off), e esse valor foi comparado com a densidade ótica da amostra do gato, que foi superior ao limite. Por esse motivo, o animal foi considerado portador da doença.
Com base no cenário apresentado, é correto afirmar que foi empregado o método de ELISA