Na área da anatomia, a conservação do corpo humano após a mo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4433535 Técnicas em Laboratório

Na área da anatomia, a conservação do corpo humano após a morte é um recurso valioso, tanto para o ensino quanto para a pesquisa, contribuindo para a formação de profissionais da saúde e para o avanço do conhecimento científico. Diversas técnicas foram desenvolvidas para fixação e conservação dos tecidos biológicos. Sobre agentes fixadores e preservadores analise as afirmações a seguir:



I. Um ou mais reagentes químicos são utilizados para a estabilização dos componentes teciduais como proteínas. Álcool, sais de zinco e trióxido de cromo são fixadores não coagulantes e como fixadores coagulantes podemos citar o formaldeído, o glutaraldeído e o ácido acético.



II. A glicerina tem sido utilizada na conservação de cadáveres por sua capacidade de preservar maior flexibilidade e proporcionar um aspecto mais natural às peças anatômicas, contudo, por ser frequentemente empregada após prévia fixação com formaldeído, seu manuseio deve ser realizado com a utilização de equipamentos de proteção individual em conformidade com as normas de biossegurança laboratorial.



III. Alguns fatores alteram a fixação dos tecidos, como, por exemplo, a proporção em volume, o recomendado é que o volume do fixador seja de pelo menos 15 a 20 vezes maior do que o volume do tecido nas fixações por imersão.



IV. Tecidos fixados em formalina tamponada neutra podem permanecer por longos períodos de tempo sem prejuízos para a conservação da peça anatômica.



Está INCORRETO o que se afirma em:

Alternativas