Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2765776 Português

AS QUESTÕES 1 A 13 ESTÃO RELACIONADAS AO TEXTO BAIXO


TEXTO


TÁ TRANQUILO, TÁ FAVORÁVEL!


1 __ _ _Em 1997, em um show de um grupo chamado movimento Funk Clube, um funkeiro pegou o

2 microfone da mão de um dos integrantes do grupo e, olhando para as dançarinas em cima do palco, gritou:

3 "Há! Eu tô maluco".

4 __ __O grito foi repetido pelos integrantes do grupo e logo sampleado pelos DJs de todos os bailes do

5 Rio e, pouco tempo depois, de todo o Brasil. Logo todos os brasileiros gritavam que estavam malucos, e teve

6 gente gritando até no exterior.

7 __ __Se tratando do funk, eu poderia usar várias histórias como essa aqui, mas esse grito pra mim é o

8 exemplo que eu mais gosto de usar.

9 _ _ __Isso, só uma cultura realmente popular é capaz de fazer: dar o poder ao público na arte, sem

10 deixar de valorizar o artista.

11 ____No início desse ano, Mc Bin Laden "estourou" um vídeo na internet sem muito roteiro, sem muita

12 produção, mas fez tanto sucesso que mesmo com tantos problemas que o Brasil está passando, todo mundo

13 está gritando que "tá tranquilo, tá favorável".

14 ____Mais do que uma música, o Mc Bin Laden estourou uma gíria, pois toda vez que alguém falar que

15 "tá tranquilo", alguém irá, no mínimo, pensar que "tá favorável".

16 ____Mc Bin Laden é o maior fenômeno do funk da atualidade, esconde o quanto ganha, mas dizem que

17 é cerca de R$ 60 mil por dia.

18 ____Certa vez, um repórter perguntou para o Mr. Catra o que era o funk pra ele. Ele então respondeu:

19 "O funk é um presente de Deus para nós, é a válvula de escape para todos nós favelados".

20____ Vendo o que o funk proporcionou na vida dele e de vários outros MCs, inclusive na minha, eu

21 concordo plenamente com a resposta do Mr. Catra.

22 ____Mesmo com tantos problemas que os bailes funk enfrentam para continuar existindo - falo das

23 proibições de todos os órgãos públicos que praticamente perseguem os produtores desses bailes -, mesmo

24 com tanta corrupção nas rádios e televisões - falo dos famosos "jabás" que todos os chamados grandes

25 artistas pagam -, o funk, sem dinheiro e sem espaço, consegue penetrar nas festas de todas as classes e até

26 nos grandes programas de televisão.

27____ Isso tudo acontece por um espaço que ainda pode ser ocupado de maneira democrática e popular:

28 a internet.

29 ____Já ouvi muita gente dizendo que se não fosse a internet o funk não existiria mais. Eu discordo, mas

30 concordo que nesse momento a internet está cumprindo um papel importantíssimo na vida dessa cultura.

31 ____Se mesmo com tanta perseguição e negação de sua existência, o funk consegue ser a cultura

32 musical que mais tem vídeo postado e assistido na internet, imagina o funk sendo tratado da maneira que

33 lhe é de direito?

34 ____Para aqueles que não suportam ouvir funk eu tenho más notícias: o funk ainda vai acontecer.

35 ____Tenho essa certeza porque quando eu era criança não era fácil ouvir música e o funk nem existia.

36 Hoje se tem uma facilidade enorme em ouvir a música que quiser e as crianças já nascem ouvindo funk.

37 ____Que venham novos MCs, que venham novos vídeos e, consequentemente, outros sucessos, pois, na

38 internet, além de ainda estar tranquilo, também está favorável.


MC LEONARDO. TÁ TRANQUILO, TÁ FAVORÁVEL. IN: Caros amigos, p.22, n. 228, Abr. 2016. - MC LEONARDO é cantor, compositor e fundador da APAFUNK.

O texto

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Comentário da Questão – Interpretação de Texto

Tema central: Esta é uma questão clássica de interpretação de texto, exigindo que o candidato compreenda coerência e progressão temática do texto apresentado. É fundamental identificar qual ideia principal o texto transmite ao longo do seu desenvolvimento, observando encadeamento lógico das ideias e relações temporais.

Justificativa da alternativa correta – C (Aponta para consolidação do funk com o passar do tempo):

Ao percorrer o texto, percebem-se várias marcas de temporalidade e expressão de progresso cultural. O autor cita fatos históricos do funk (desde 1997), a evolução de expressões populares, a superação de obstáculos institucionais (proibições, falta de espaço na mídia) e conclui reafirmando a capacidade do funk de se manter e crescer mesmo frente às adversidades. Todos esses elementos mostram a consolidação do gênero ao longo do tempo, ponto central defendido pelo texto.

Análise das alternativas incorretas:

A) Evidencia a descrença de que o funk não supere o preconceito.
O texto valoriza a resistência e o sucesso do funk, apesar dos preconceitos. Não há descrença; pelo contrário, há otimismo diante da capacidade do funk de se firmar.

B) Destaca a aceitação do funk pelos meios de comunicação.
O autor cita diretamente as dificuldades do funk para ocupar espaços em rádios e TVs, mencionando ‘proibições’ e a necessidade de “jabás” para inserção midiática. A aceitação pelos meios de comunicação não é destacada como conquista.

D) Deixa claro a força exercida pelo dinheiro para a propagação do funk.
Embora haja referência a ganhos financeiros, o texto enfatiza que o fator popular/cultural foi o responsável pela disseminação do funk, especialmente via internet. O dinheiro não é apresentado como força motriz.

Estratégia de prova: Em interpretação, busque sempre palavras-chave relacionadas à progressão temporal, causa/consequência e conclusão. Desconfie de alternativas que contrariem o tom do texto ou apresentem aspectos não enfatizados pelo autor.

Referência técnica: A coerência textual, conforme Bechara (“Moderna Gramática Portuguesa”), exige que as partes do texto estejam organizadas e relacionadas entre si, construindo sentido único – exatamente o que se evidencia no tema da consolidação do funk.

Gabarito: C

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo