Na pecuária brasileira, a bovinocultura de corte é destaque ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A - Colonião, brizantha e decumbens.
Tema central: Esta questão aborda a adaptação de espécies forrageiras ao nível de fertilidade do solo. Saber escolher a planta adequada conforme a fertilidade do solo é essencial para um manejo eficiente das pastagens, especialmente na pecuária de corte, pois impacta diretamente na produtividade e sustentabilidade do sistema.
Resumo teórico: Solos podem ser classificados em férteis, medianamente férteis ou pobres, baseando-se principalmente em sua capacidade de fornecer nutrientes essenciais às plantas. Cada espécie forrageira possui exigências específicas de fertilidade:
- Colonião (Panicum maximum): Exige alta fertilidade para expressar seu potencial produtivo.
- Brizantha (Brachiaria brizantha): Tem bom desempenho em solos de fertilidade média a alta, sendo tolerante, mas com melhor produção em solos mais férteis.
- Decumbens (Brachiaria decumbens): É reconhecida pela alta rusticidade, adaptando-se bem a solos pobres e de baixa fertilidade.
Fontes: EMBRAPA Gado de Corte, Circular Técnica 92; Manual de Recomendações de Cultivares Forrageiras para o Brasil (Sociedade Brasileira de Zootecnia).
Justificativa da alternativa correta: A alternativa A lista as forrageiras seguindo a ordem da exigência de fertilidade: Colonião para solos férteis, brizantha para solos medianamente férteis e decumbens para solos pobres. Esta classificação está alinhada com as recomendações técnicas e práticas para formação de pastagens.
Por que as demais alternativas estão erradas?
- B: Decumbens (solo pobre) aparece como recomendado para solo fértil, o que é incorreto, pois desperdiça o potencial do solo e não aproveita forrageiras mais exigentes como o colonião.
- C: Humidícola é uma das mais rústicas, indicada para solos pobres, mas aparece como recomendada para solos férteis, o que é um erro técnico.
- D: Repete o erro anterior. Humidícola é para solos pobres e não férteis; sempre verde, pouco utilizada para solos pobres no contexto brasileiro.
Estratégia de interpretação: Atente-se sempre à ordem das exigências de fertilidade na questão. Observe se as espécies mais produtivas e exigentes estão alocadas nos solos férteis, e as mais rústicas, nos solos pobres. Cuidado com pegadinhas que invertem essa lógica!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Brachiaria decubens é uma planta trazida da áfrica, tem alta tolerÂncia ao alumínio, a solos ácidos, de baixa fertilidade e tolerância ao estresse hídrico
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo