Em um paciente com suspeita de doença neurológica, um dos e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3330911 Medicina
Em um paciente com suspeita de doença neurológica, um dos elementos essenciais que deve ser avaliado é a linguagem do paciente, incluindo compreensão, repetição, fluência, nominação, leitura e escrita. Todos esses componentes devem ser examinados minuciosamente quando há suspeita de distúrbio de linguagem, a afasia. Sobre os tipos de afasia, assinale a alternativa correta: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: Avaliação de afasias pelo exame de linguagem (fluência, compreensão, repetição, nomeação, leitura e escrita). O raciocínio clássico usa o tripé Fluência–Compreensão–Repetição para classificar os principais tipos de afasia.

Alternativa correta (D) – Afasia de Wernicke: Linguagem fluente e em grande quantidade, porém sem sentido (paragramatismo), com parafasias (substituições de palavras/sons) e neologismos. Há comprometimento da compreensão e da repetição. Frequentemente o paciente tem anosognosia (não percebe o déficit). Usualmente lesão no giro temporal superior posterior (área de Wernicke), artéria cerebral média (divisão inferior) do hemisfério dominante. Referências: Harrison’s Principles of Internal Medicine; Adams & Victor’s Principles of Neurology; UpToDate (Aphasia in adults).

Por que as outras estão incorretas?

  • A: A descrição (“fala escassa, agramatical, telegráfica”) é típica de Broca (afasia motora, não fluente), não de condução. Na afasia de condução a fala é fluente com parafasias fonêmicas, a compreensão é relativamente preservada e o grande marco é a repetição muito prejudicada (lesão do fascículo arqueado/supramarginal).
  • B: Em Broca, a compreensão está relativamente preservada para comandos simples; o problema principal é a expressão não fluente e agramática e a repetição reduzida. A afirmação de que o paciente “não consegue seguir comandos orais ou escritos” está errada (isso sugere comprometimento de compreensão típico de Wernicke/global). Eventual imitação por gesto não define Broca.
  • C: Em afasia globaldéficit grave de expressão, compreensão e repetição (tudo comprometido). Dizer que expressão e compreensão estão intactas e apenas a repetição está prejudicada contradiz o conceito de global; isso lembra mais condução (fluente, boa compreensão, má repetição).

Dicas de prova (Fluência–Compreensão–Repetição):

- Broca: não fluente / compreensão + / repetição –
- Wernicke: fluente / compreensão – / repetição –
- Condução: fluente / compreensão + / repetição –
- Transcortical motora: não fluente / compreensão + / repetição +
- Transcortical sensorial: fluente / compreensão – / repetição +
- Global: não fluente / compreensão – / repetição –

Estratégia rápida: Ao ler a vinheta, identifique primeiro a fluência; em seguida teste mentalmente compreensão (seguir comandos) e repetição. Parafasias/neologismos e anosognosia puxam para Wernicke; fala telegráfica para Broca; repetição desproporcionalmente ruim com fluência preservada sugere condução.

Fontes: Harrison’s Principles of Internal Medicine; Adams and Victor’s Principles of Neurology; UpToDate – Aphasia in adults (classificação, clínica e localização).

Gabarito: D

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo