No uso cotidiano do computador, os dispositivos que permite...
No uso cotidiano do computador, os dispositivos que permitem a comunicação entre o usuário e a máquina são chamados de periféricos. De modo geral, o teclado e o mouse são classificados como periféricos de ________, enquanto a impressora e o monitor são classificados como periféricos de ________.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: D
O que precisava saber: Era necessário saber a classificação básica dos periféricos quanto à direção do fluxo de informação na interação homem-máquina: teclado e mouse são dispositivos usados para inserir informações no computador, portanto são periféricos de entrada; monitor e impressora exibem ou entregam ao usuário os resultados processados pela máquina, portanto são periféricos de saída.
Critério decisivo: Teclado e mouse são dispositivos pelos quais o usuário envia dados/comandos ao computador, portanto são periféricos de entrada; impressora e monitor recebem e apresentam dados processados pelo computador ao usuário, portanto são periféricos de saída.
- Identifique a direção do fluxo de informação: se o usuário envia dados ao computador, o periférico é de entrada; se o computador entrega informações ao usuário, é de saída.
- Classifique pelo papel funcional básico do dispositivo, sem misturar com categorias como processamento, memória, armazenamento ou comunicação em sentido amplo.
- Lembre que teclado e mouse se enquadram em entrada porque capturam comandos, textos e ações do usuário.
- Lembre que monitor e impressora se enquadram em saída porque apresentam ao usuário as informações geradas pelo computador.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Minha contribuição:
De modo geral, o teclado e o mouse são classificados como periféricos de _ENTRADA_, enquanto a impressora e o monitor são classificados como periféricos de _SAÍDA_.
Periféricos:
ENTRADA --> teclado, mouse, webcam, microfone, scanner...
SAÍDA --> monitor de vídeo, impressora, caixa de som, switch...
CFO-PMAL
letra D
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo