As condutas vedadas no exercício da função pública correspo...
Com base nessa compreensão, é CORRETO afirmar que:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: D
O que precisava saber: Era necessário saber que o Decreto nº 1.171/1994 trata a conduta ética como parâmetro próprio de responsabilização no serviço público. As vedações e deveres previstos no Código têm natureza normativa, vinculam o servidor e podem gerar consequência administrativa/ética, mesmo sem crime ou dano material ao erário.
Critério decisivo: A alternativa correta é a que reconhece que a violação de deveres éticos e das vedações do Código pode gerar consequência administrativa/ética, sem exigir crime ou dano material ao erário. O Decreto trata a conduta ética como parâmetro próprio de responsabilização no serviço público.
- Verifique se a alternativa reconhece a autonomia da responsabilização ética no serviço público, sem exigir crime para sua configuração.
- Lembre que o Código de Ética tem força normativa, com deveres e vedações expressos, e não caráter meramente aconselhativo.
- Afaste alternativas que condicionem a sanção ética à existência de dano material ao erário.
- Quando a questão mencionar interesse coletivo, moralidade, decoro, zelo e bem comum, relacione esses elementos às regras deontológicas do Decreto e à possibilidade de censura.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo