O Congresso de Viena, realizado entre setembro de 1814 e ju...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3793808 História
O Congresso de Viena, realizado entre setembro de 1814 e junho de 1815, constituiu um marco fundamental na reorganização política da Europa após as Guerras Napoleônicas. A organização do congresso foi conduzida pelo chanceler austríaco Klemens von Metternich, figura central da diplomacia conservadora europeia do século XIX. Sob sua liderança, Viena tornou-se o centro de uma complexa rede de negociações multilaterais, que envolviam não apenas questões territoriais, mas também princípios ideológicos e jurídicos. No plano institucional, o Congresso de Viena estabeleceu o que se convencionou chamar de "Sistema de Viena" que CORRETAMENTE seria:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Uma nova arquitetura das relações internacionais fundada na cooperação diplomática e na contenção mútua das potências.

O chamado “Sistema de Viena”, criado no contexto do Congresso de Viena, não foi um tratado econômico nem uma organização internacional moderna. Ele consistiu em um modelo de organização das relações internacionais baseado em:

  • Equilíbrio de poder
  • Cooperação diplomática entre as grandes potências
  • Reuniões periódicas (Concerto Europeu)
  • Tentativa de evitar novas guerras e revoluções

Ou seja, exatamente o que diz a alternativa:

C) Uma nova arquitetura das relações internacionais fundada na cooperação diplomática e na contenção mútua das potências.

  • A) Incorreta – não houve livre comércio nem integração econômica liberal. O foco era político e conservador.
  • B) Incorreta – não existia uma organização supranacional como a futura Liga das Nações.
  • D) Incorreta – não houve hegemonia britânica formal controlando tudo; o sistema era multipolar, não dominado por um único país.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo