De acordo com a ABNT NBR 6028 (2021), que trada da redação e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2026 Banca: UFLA Órgão: UFLA Prova: UFLA - 2026 - UFLA - Bibliotecário-Documentalista |
Q4071797 Biblioteconomia
De acordo com a ABNT NBR 6028 (2021), que trada da redação e da apresentação gráfica de resumos, resenhas e recensões é CORRETO afirmar que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: A

Fundamento decisivo: O critério decisivo era a regra geral do item 3.2 da ABNT NBR 6028:2021 sobre apresentação gráfica, que determina que ela siga o padrão do documento no qual está inserida.

Tema central: apresentação gráfica geral
Análise das alternativas
A
Certa
A alternativa A está correta porque reproduz a regra geral da ABNT NBR 6028:2021 para resumos, resenhas e recensões. O critério normativo decisivo está no item 3.2, que estabelece que a apresentação gráfica deve seguir o padrão do documento em que o texto está inserido; portanto, a resposta correta é a que expressa esse comando geral, e não uma formatação específica tratada como universal.
B
Errada
Está errada porque transforma em regra geral uma característica associada ao resumo e ainda acrescenta espaçamento simples como comando universal. O erro específico é confundir regra específica de resumo com a regra geral de apresentação gráfica cobrada pela questão.
C
Errada
Está errada porque repete a generalização indevida do parágrafo único e ainda traz espaçamento um e meio sem amparo como regra geral da norma para resumos, resenhas e recensões. Ela contraria o critério decisivo do item 3.2, que não fixa esse comando geral.
D
Errada
Está errada porque inverte a condição normativa relativa à referência. Segundo a base, a referência precede o texto quando ele não está contido no documento ou quando é publicado separadamente, e não quando está contido nele.
Pegadinha da questão
Confundir a regra geral da norma com detalhes específicos do resumo e inverter a condição de uso da referência.
Dica para questões semelhantes
  • Quando a questão pedir a regra geral da NBR 6028, priorize o comando do item sobre apresentação gráfica do conjunto, não detalhe específico de um dos textos abrangidos.
  • Se a alternativa transformar característica do resumo em regra universal para resumo, resenha e recensão, desconfie da generalização.
  • Em regra sobre referência precedendo o texto, confira a condição de incidência: a base aponta que isso ocorre quando o texto não está contido no documento ou é publicado separadamente.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo