O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Q924123 Segurança e Saúde no Trabalho

      A Scheelita, Minério CaWO4, é uma das principais fontes de tungstênio. A obtenção do metal tungstênio envolve desde etapas de extração, beneficiamento e metalurgia extrativa. O grau de purificação exigido pelas indústrias para os concentrados depende diretamente do processo metalúrgico a que serão submetidos. Através da lixiviação obtêm-se os produtos (ácido túngstico e APT) que são necessários para se alcançar o produto metalúrgico final. A lixiviação é utilizada para processar concentrados e rejeitos de Scheelita. É uma técnica que se caracteriza por tratar minérios complexos e de mais baixos teores. O processo de beneficiamento do minério de Scheelita, empregado em usinas, geralmente, consiste em etapas de fragmentação (britagem e moagem) e concentração gravimétrica (mesas vibratórias). A hidrometalurgia se entende por processos de lixiviação seletiva (dissolução) dos componentes valiosos dos minérios e sua posterior recuperação na solução por diferentes métodos. O nome hidrometalurgia se refere ao emprego generalizado de soluções aquosas como agente de dissolução, como por exemplo: ácido sulfúrico, ácido clorídrico, água régia e outros.

(FERNANDES, Bruno B.; MACHADO, Áureo Octávio; LEITE, José Yvan. Lixiviação de Scheelita − Uma Revisão Do Estado Da Arte. IV Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica. Belém. PA. 2009) 

Deseja-se avaliar a exposição de um profissional, que desenvolve suas atividades em um laboratório de análise química de minérios, avaliando amostras de Scheelita, onde o agente de dissolução é o ácido nítrico (HNO3). Durante a execução de suas atividades, realiza procedimentos dentro e fora de exaustão. Na avaliação ocupacional, foram utilizadas 10 amostras para a coleta de gases e vapores utilizando tubos colorimétricos e bomba. O tempo de exposição para cada amostra foi de 48 minutos. Os valores obtidos nas medições são:



Dados: Limite de Tolerância (ACGIH): 2,0 PPM. Limite de Tolerância (NR 15): Não há. O fator de desvio: 2 (NR 15).


A partir das análises efetuadas, conclui-se que pela NR 15,

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!