O emprego do sinal indicativo de crase assinala a contração...
Nos casos apontados abaixo, retirados do texto 2, foram empregados erradamente como acentos agudos.
1. Na frase “Não iludiu á história”, este a não deve receber acento indicativo de crase, por representar apenas preposição.
2. Na expressão “á facão”, este a representa apenas artigo, portanto também não deve receber acento indicativo de crase.
3. Na expressão “braço á braço”, este a representa apenas preposição, logo também não pode receber acento indicativo de crase.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
as 3 ocorrências de crase são incorretas; o problema com as afirmações I e II são as justificativas. na I, o "a" não é preposição e sim artigo definido. na II, não é artigo definido e sim preposição. a III é a única que apresenta sua justificativa totalmente correta. gabarito letra C.
LETRA C).
A questão quer saber se a justificativa dos enunciados estão de acordo com os conhecimentos gramaticais e do candidato.
-ALTERNATIVA 1: Não é preposição, mas sim artigo. O verbo "iludir" é transitivo direto, não é regido por preposição.
-ALTERNATIVA 2: Não é artigo, mas sim preposição, em virtude de preceder palavra masculina.
-ALTERNATIVA 3: Expressões repetitivas (lado a lado, dia a dia, passo a passo) possuem preposição, e não artigo. Aprofundando, expressões repetitivas não possuem hífen.
Gabarito Correto: (C)
A questão analisa o uso incorreto do acento e da crase em expressões citadas no texto de Euclides da Cunha. A única afirmativa gramaticalmente correta é a número 3.
Análise Detalhada:
1. Afirmativa 1 (Incorreta): "Não iludiu á história".
◦ A afirmativa diz que o "a" é apenas preposição. Isso está errado.
◦ O verbo iludir é transitivo direto (quem ilude, ilude alguém/algo). Portanto, "a história" funciona como objeto direto. O "a" aqui é um artigo definido feminino, e não uma preposição. Por ser apenas artigo, realmente não leva crase, mas a justificativa gramatical dada na afirmativa ("por representar apenas preposição") é falsa.
2. Afirmativa 2 (Incorreta): "á facão".
◦ A afirmativa diz que o "a" é apenas artigo. Isso está errado.
◦ A palavra "facão" é masculina. Não se usa artigo feminino "a" antes de substantivo masculino. Nesse caso (locução adverbial de instrumento/modo), o "a" funciona apenas como preposição. Como não há artigo feminino, não ocorre crase. A justificativa da afirmativa ("representa apenas artigo") é o oposto da realidade.
3. Afirmativa 3 (Correta): "braço á braço".
◦ A afirmativa diz que o "a" é apenas preposição. Isso está correto.
◦ Em locuções formadas por palavras repetidas (ex: frente a frente, dia a dia, braço a braço), utiliza-se apenas a preposição "a" para ligar os termos. Não há artigo feminino antes da segunda palavra, portanto, não ocorre crase (e nem acento agudo, que era o erro gráfico apontado no texto original).
Palavras repetidas NÃO se usa crase.
questão estranha da bixiga
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo