Segundo Herzberg, a motivação resulta de fatores que podem ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E - extrínsecos ou higiênicos.
Fredrick Herzberg propôs a Teoria dos Dois Fatores para explicar a motivação no trabalho. Segundo ele, existem dois grupos de fatores: os Fatores Higiênicos, relacionados às condições que rodeiam a pessoa enquanto trabalha, e os Fatores Motivacionais, que estão relacionados com o conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que a pessoa realiza.
Dentro dos Fatores Higiênicos, também chamados de extrínsecos, estão as políticas da empresa, a administração, a supervisão, as condições de trabalho, o salário, os benefícios e as relações interpessoais. Quando se fala em "relações pessoais com os colegas e o estilo de supervisão do chefe", estamos nos referindo a esses fatores extrínsecos ou higiênicos, que não são suficientes para motivar, mas podem prevenir a insatisfação.
Resumindo, a alternativa correta é a E, pois aponta os aspectos corretos associados aos Fatores Higiênicos de Herzberg: as relações interpessoais com colegas de trabalho e a supervisão são elementos externos ao trabalho em si que, embora não motivem quando positivas, podem causar insatisfação se mal geridas ou se deficientes.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg é uma das mais importantes no estudo da Administração e uma das que mais se presta a “pegadinhas” de bancas de concurso. A teoria basicamente diz que os fatores que levam à satisfação são diferentes dos que levam à insatisfação, daí o nome da teoria: dois fatores!
Fique atento: Para Herzberg, nem dinheiro nem pessoas motivam os trabalhadores.
Os fatores motivacionais seriam os relacionados a necessidades do mais alto nível, como o reconhecimento das pessoas, o conteúdo do trabalho, a possibilidade de crescimento profissional e de aprendizagem e o exercício da responsabilidade.
Herzberg disse que quando esses fatores motivacionais não existem, as pessoas são neutras em relação à motivação (não ficam motivadas nem desmotivadas). Mas quando esses fatores estão presentes geram um alto nível de motivação no profissional.
Já os fatores higiênicos influenciam a insatisfação, ou seja, podem gerar insatisfação se forem negativos, mas não geram satisfação se forem positivos! Entre esses fatores estão relacionadas: condições de trabalho, remuneração, segurança, relações pessoais, políticas da empresa e supervisão.
No caso da organização que forneça bons salários, boas condições de trabalho e segurança, ela pode gerar um ambiente harmônico, mas não necessariamente um ambiente altamente motivador. Prestem bem atenção nisto: o salário não é fator motivacional! A relação interpessoal também não é motivadora! Ou seja, nem dinheiro nem pessoas motivam os funcionários.
Gabarito dado como E. Não sei não
extrínseco ou higiênico
Intrínseco ou motivacional
os principais fatores higiênicos são: o salário e os benefícios, a política da empresa, o tipo de supervisão recebido, o clima de relações entre a direção e os funcionários, os regulamentos internos, as oportunidades existentes, a estabilidade no cargo ;
Chiavenato
Complementando o comentário do colega José:
Extrínseco ou Higiênico
Intrínseco ou Motivacional; Exemplos:Fatores que levam à insatisfação(Higiênicos): Política da Empresa,
Condições do ambiente de Trabalho,
Relacionamento com outros funcionários, Segurança e
Salário.
Fatores que levam à satisfação(Motivadores): Crescimento, Desenvolvimento, Responsabilidade, Reconhecimento e Realização.
Letra: E
Com um pouco de estudo, pode eliminar as alternativas A, B e C.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo