Sobre a Videoendoscopia da Deglutição (VED) para investigaçã...
Sobre a Videoendoscopia da Deglutição (VED) para investigação da disfagia, é correto afirmar:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver a questão sobre Videoendoscopia da Deglutição (VED), é essencial entender o que esse exame avalia e suas características específicas. A VED é utilizada principalmente para investigar a disfagia, que é a dificuldade de deglutir.
A alternativa E é a correta: Possibilita a avaliação da cavidade nasal, nasofaringe, orofaringe, hipofaringe e laringe. Isso porque a VED utiliza uma câmera endoscópica que permite observar diretamente essas áreas durante a deglutição. Isso proporciona uma análise detalhada das estruturas envolvidas no processo de engolir.
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
A - Possui como desvantagem o uso de radiação ionizante. Essa afirmação está errada porque a VED não utiliza radiação. Quem utiliza radiação é o exame de Videofluoroscopia da Deglutição, que é um método diferente de avaliar disfagia.
B - Através da VED é possível se observar tanto a fase faríngea como a fase esofágica da deglutição. Essa alternativa é incorreta porque a VED principalmente permite observar a fase faríngea e não a esofágica. A fase esofágica é melhor avaliada por outros métodos, como a esofagografia.
C - É o exame mais indicado porque não causa incômodo ao paciente. Essa afirmação é incorreta. Embora a VED seja um exame valioso, pode causar algum desconforto ao paciente, especialmente devido à introdução do endoscópio pelo nariz.
D - É considerado o exame padrão-ouro para investigação de disfagia. Essa alternativa está errada. O exame considerado padrão-ouro para disfagia é a Videofluoroscopia da Deglutição, não a VED.
Assim, ao entender o que cada exame proporciona e suas limitações, fica claro que a alternativa E é a correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo