Um Analista está projetando um sistema para gerenciar os dep...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4036207 Banco de Dados
Um Analista está projetando um sistema para gerenciar os departamentos e cargos de uma agência de fomento. Cada departamento possui vários funcionários, mas cada funcionário pertence a apenas um departamento. Para organizar esses dados de forma que cada registro filho (funcionário) tenha exatamente um registro pai (departamento), qual modelo de banco de dados é MAIS ADEQUADO para essa situação?
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Para o cenário descrito — onde cada funcionário pertence a apenas um departamento e cada departamento pode ter vários funcionários — o modelo de banco de dados mais adequado é o modelo hierárquico.

Por quê?

- No modelo hierárquico, os dados são organizados em uma estrutura de árvore.

- O departamento seria o registro pai, e os funcionários seriam os registros filhos.

- Cada funcionário tem apenas um pai (um único departamento), garantindo a integridade da relação.

- Esse modelo é ideal quando há uma relação um-para-muitos clara e rígida, como no caso de departamentos e funcionários.

Comparação rápida

| Modelo | Característica | Adequação ao caso |

|--------|----------------|-------------------|

| Hierárquico | Estrutura em árvore, cada filho tem um único pai | ✔ Perfeito para departamentos e funcionários |

| Relacional | Usa tabelas e chaves estrangeiras | Também funciona, mas não garante a hierarquia de forma tão explícita |

| Rede | Permite múltiplos pais para um filho | ✘ Não adequado, pois cada funcionário só pode ter um departamento |

Em resumo: o modelo hierárquico é o mais indicado, pois reflete exatamente a regra de negócio: um funcionário só pode estar em um departamento, mas um departamento pode ter vários funcionários.

Quer que eu mostre um exemplo prático de como ficaria essa estrutura em SQL usando tabelas relacionais (que é o modelo mais usado hoje em dia), para visualizar melhor?

Para o cenário descrito — onde cada funcionário pertence a apenas um departamento e cada departamento pode ter vários funcionários — o modelo de banco de dados mais adequado é o modelo hierárquico.

Por quê?

- No modelo hierárquico, os dados são organizados em uma estrutura de árvore.

- O departamento seria o registro pai, e os funcionários seriam os registros filhos.

- Cada funcionário tem apenas um pai (um único departamento), garantindo a integridade da relação.

- Esse modelo é ideal quando há uma relação um-para-muitos clara e rígida, como no caso de departamentos e funcionários.

Comparação rápida

| Modelo | Característica | Adequação ao caso |

|--------|----------------|-------------------|

| Hierárquico | Estrutura em árvore, cada filho tem um único pai | ✔ Perfeito para departamentos e funcionários |

| Relacional | Usa tabelas e chaves estrangeiras | Também funciona, mas não garante a hierarquia de forma tão explícita |

| Rede | Permite múltiplos pais para um filho | ✘ Não adequado, pois cada funcionário só pode ter um departamento |

Em resumo: o modelo hierárquico é o mais indicado, pois reflete exatamente a regra de negócio: um funcionário só pode estar em um departamento, mas um departamento pode ter vários funcionários.

Quer que eu mostre um exemplo prático de como ficaria essa estrutura em SQL usando tabelas relacionais (que é o modelo mais usado hoje em dia), para visualizar melhor?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo