No que tange à auditoria governamental, existem dois tipos d...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E – Certificação.
1. Tema central da questão:
A questão aborda tipos de trabalhos de auditoria governamental, diferenciando trabalhos de certificação dos trabalhos de relatório direto. Compreender essa distinção é essencial para o candidato que busca atuar em auditoria pública, pois isso aparece com frequência em provas e é uma base importante para entender as normas e práticas na área.
2. Resumo teórico:
De acordo com a ISSAI 100 (Normas Internacionais das Entidades Fiscalizadoras Superiores) e o Manual de Auditoria do TCU, as auditorias governamentais podem ser:
- Certificação: A parte responsável (geralmente o órgão auditado) mensura e apresenta o objeto da auditoria (ex: demonstrações financeiras). O auditor, então, examina essas informações e emite uma opinião ou conclusão, com base em critérios preestabelecidos.
- Relatório direto: O auditor é quem elabora e mensura diretamente o objeto da auditoria, sem que haja previamente uma informação preparada pela parte auditada.
As auditorias financeiras (como a análise das contas públicas) são típicos exemplos de trabalhos de certificação.
3. Justificativa da alternativa correta (E):
Certificação é o tipo de trabalho em que o órgão auditado prepara as demonstrações financeiras, e o auditor examina e certifica a adequação dessas informações. Segundo a ISSAI 100, auditoria financeira é um exemplo clássico de trabalho de certificação.
4. Análise das alternativas incorretas:
- A – Relatório direto: Errado. Nesse tipo, o auditor formula a informação do objeto, o que não ocorre nas auditorias financeiras.
- B – Composição híbrida: Não existe essa classificação oficial nas normas de auditoria.
- C – Responsabilidade do auditor, apenas: Incorreto, pois a elaboração da informação é da parte responsável, não do auditor.
- D – Responsabilidade do ente que reporta, apenas: Errado, já que a opinião/conclusão sobre a informação cabe ao auditor.
5. Estratégia para interpretação:
Fique atento a expressões como "a parte responsável mensura o objeto" e "o auditor emite uma conclusão". Elas são típicas do trabalho de certificação, evitando pegadinhas que trocam as responsabilidades entre o auditor e o auditado.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
29. Existem dois tipos de trabalho: Nos trabalhos de certificação a parte responsável mensura o objeto de acordo com os critérios e apresenta a informação do objeto, sobre a qual o auditor então obtém evidência de auditoria suficiente e apropriada para proporcionar uma base razoável para expressar uma conclusão. Nos trabalhos de relatório direto é o auditor quem mensura ou avalia o objeto de acordo com os critérios. O auditor seleciona o objeto e os critérios, levando em consideração risco e materialidade. O resultado da mensuração do objeto de acordo com os critérios é apresentado no relatório de auditoria na forma de achados, conclusões, recomendações ou de uma opinião. A auditoria do objeto pode também proporcionar novas informações, análises ou novas perspectivas. 30. As auditorias financeiras são sempre trabalhos de certificação, uma vez que são baseadas em informações financeiras apresentadas pela parte responsável. As auditorias operacionais são, normalmente, trabalhos de relatório direto. As auditorias de conformidade podem ser trabalhos de certificação, de relatório direto ou ambos ao mesmo tempo.
fonte -
GAB E
Certificação = Lembra do exemplo da ISO 9001 (certificação de qualidade), a parte responsável seleciona, mensura o objeto. o Auditor obtém evidencia de auditoria suficiente e expressa sua opinião.
Relatório Direto = Quem seleciona, os critérios, o risco e a materialidade é o Auditor, o resultado dos achados emite uma conclusão, recomendações...
53. A informação do objeto refere-se ao resultado da avaliação ou mensuração do objeto de acordo com os critérios (ISSAI 100/28). Em auditoria operacional, é o auditor quem mensura ou avalia o objeto de acordo com os critérios e produz a informação do objeto. Em auditoria financeira, por exemplo, a parte responsável apresenta a informação do objeto (as demonstrações financeiras), sobre a qual o auditor então obtém evidência de auditoria suficiente e apropriada para proporcionar uma base razoável para expressar uma conclusão.
Fonte: Manual de Auditoria Operacional do TCU
SEFAZ? EU FAÇO
NBASP 100
30) As auditorias financeiras são sempre trabalhos de certificação, uma vez que são baseadas em informações financeiras apresentadas pela parte responsável.
Falou em Auditoria Financeira, falou em trabalho de certificação, é a parte responsável quem mensura o objeto e o auditor vai extrair as opiniões de acordo com os critérios estabelecidos
Gab.: E
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo