Sabendo que o processo de fotossíntese nos vegetais é fund...
Sabendo que o processo de fotossíntese nos vegetais é fundamentado na absorção da radiação eletromagnética por pigmentos fotossintetizantes, como clorofilas, xantofilas e carotenos, na região do visível (0,4 μm a 0,72 μm), julgue o item subsecutivo.
Um engenheiro agrônomo que tenha como objetivo avaliar a
produtividade de um plantio de soja mediante estimativas de
índice de área foliar (IAF) poderá, corretamente, utilizar
fatores de reflectância bidirecionais extraídos de imagens
orbitais e submetidos ao processamento de um modelo de
reflectância da vegetação não invertido.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
sei não bino, parece cilada, mas sendo cespe não duvido.
minhas considerações: IAF está relacionado a capacidade fotossintética e, portanto, à produtividade.
Um IAF maior geralmente indica uma maior capacidade de interceptação de luz solar pela cultura, o que pode resultar em maior produção de biomassa e rendimento de grãos.
"fatores de reflectância bidirecionais extraídos de imagens orbitais e submetidos ao processamento de um modelo de reflectância da vegetação não invertido." luz refletida em diferentes direções dependente das propriedades da folha, ângulo solar e geometria de observação do sensor.
Já o reflectância da vegetação não invertido ele é mais direto, não precisando inverter os cálculos complexos, portanto, correlacionando a reflectância com a IAF (e suas relações, cap fotoss, produtividade...) concluindo que o modelo não invertido estima com rapidez e eficácia a produtividade.
agora me surgiu uma desconfiança, e por ser a cespe, a afirmaçao : "como objetivo avaliar a produtividade de um plantio de soja"
talvez o "COMO OBJETIVO AVALIAR" tornou errada a afirmação, pois é mais um instrumento de estimativa, mas pode não ser DE AVALIAÇÃO, não levando em conta as milhares de variáveis possíveis.
CONCLUO QUE SAI COM MAIS DÚVIDA e perdi 15 minutos escrevendo erra resposta.
O modelo de reflectância da vegetação geralmente utilizado para essas estimativas é o modelo invertido, e não o não invertido. Modelos invertidos são usados para calcular o IAF a partir das medições de reflectância, pois eles ajudam a estimar as características da vegetação com base na relação entre a reflectância e o IAF. A técnica envolve ajustar os modelos para "inverter" os dados de reflectância, obtendo estimativas mais precisas das propriedades da vegetação, como o IAF.
Se de fato o que faz com que a questão esteja errada seja a palavra "não", é indicativo de favorecimento dos memorizadores, os amantes do "bizu"! Isto posto, exploremos a questão de forma inteligente. Na vida real o usuário, no caso o profissional de agronomia, que tenha a necessidade de avaliar a produtividade da soja, por meio da esimativa do IAF, obtida com dados de reflectância bidirecionais extraídos de imagens orbitais, irá lançar esses dados em um computador, muito provavelmente de forma automatizada, que irá processar as leituras dos dados por meio de uma expressão matemática, no caso o modelo de reflectância da vegetação não invertido, que foi estimado, ou seja, é uma expressão que calcula um valor incerto, e essa expressão foi obtida com dados não da lavoura de soja em questão. A meu ver, esse é o tipo de conhecimento que deve ser explorado. O que a banca quer dizer com produtividade? Produtividade no contexto pode ser de qualquer variável que não sabemos qual é - grãos de soja, biomassa total de soja, biomassa de folhas de soja. Ademais a probabilidade de uma estimativa pontual representar a realidade é ZERO! Estimativa de ponto sem estimativa de um Intervalo de Confiança, com incerteza associada, não faz sentido.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo