Um homem de 68 anos de idade, produtor rural e equinocultor,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4314803 Medicina
Q8.png (811×587)

Um homem de 68 anos de idade, produtor rural e equinocultor, residente na região Nordeste do Brasil, é trazido à Unidade de Pronto Atendimento com histórico de febre alta de início abrupto há 6 dias, acompanhada de cefaleia holocraniana intensa, mialgia, prostração, náuseas e exantema maculopapular em tronco e membros superiores.

Há 24 horas, familiares notaram declínio do nível de consciência, desorientação temporoespacial e fraqueza muscular assimétrica nos membros inferiores, culminando em marcha atáxica. O paciente nega viagens recentes ao exterior, mas relata a morte recente e inexplicada de duas aves silvestres em sua propriedade, além de ter notado quadro neurológico agudo em um de seus cavalos.

Ao exame físico: encontra-se sonolento, desorientado, febril (38, 8 °C), PA = 130 X 80mmHg, FC = 96bpm. Ao exame neurológico: rigidez de nuca presente (2/4), paresia em membro inferior esquerdo (2/5) com hiporreflexia e sinal de Babinski bilateral ausente.

A análise do líquido cefalorraquidiano (LCR) coletado na admissão (6º dia de doença) revela pleocitose linfomonocitária, hiperproteinorraquia e glicorraquia normal. A equipe médica suspeita de forma neuroinvasiva por vírus da Febre do Nilo Ocidental (FNO).

Considerando as características biológicas, os aspectos epidemiológicos, os métodos de diagnóstico laboratorial e as condutas indicadas pelas diretrizes do Ministério da Saúde para a Febre do Nilo Ocidental, é correto afirmar que
Alternativas