Na frase “Mas isso não faz sentido”, o termo destacado tem s...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3195245 Português

É verdade que cerveja feita de milho é pior? 


Por Felipe van Deursen




(Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/e-verdade-que-cerveja-feita-de-milho-e-pior/ – texto adaptado especialmente para esta prova).

Na frase “Mas isso não faz sentido”, o termo destacado tem sentido de: 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: D

Conjunção Adversativa: Elas introduzem uma ideia que quebra a expectativa daquilo que foi dito antes. Imagine que você está contando uma história sobre um dia chuvoso, mas de repente o sol aparece. Para conectar essas duas ideias opostas, você usaria uma conjunção adversativa.

As conjunções adversativas mais comuns são:

mas: a mais popular de todas, usada para expressar oposição de forma direta.

porém: um "mas" mais elegante, que soa mais formal.

todavia: outra opção formal, um pouco menos comum que "porém".

contudo: mais um sinônimo de "mas", com um toque de sofisticação.

entretanto: uma forma educada de dizer "mas", ideal para textos mais formais.

no entanto: uma construção que enfatiza a quebra de expectativa.

apesar disso: uma forma mais longa de expressar a adversidade, ideal para frases mais complexas.

em contrapartida: usada para contrastar duas ideias, mostrando que uma é o oposto da outra.

PREPARA-SE O CAVALO PARA O DIA DA BATALHA, MAS O SENHOR É QUEM DÁ A VITÓRIA - PROVÉRBIOS 21:31

O termo destacado "Mas" é uma conjunção adversativa, ou seja, indica oposição entre ideias.Na frase “Mas isso não faz sentido”, o "mas" sugere um contraste com algo dito anteriormente.

Portanto, a alternativa correta é:

Letra D - Oposição.

DEUS É FIEL.

#PMMG2025

Gabarito D

A conjunção adversativa é o conectivo que liga orações ou termos semelhantes, introduzindo uma ideia de contraste, oposição ou compensação.

Ela mostra que a segunda informação contraria ou limita a ideia apresentada anteriormente.

CFOPMBA

ATENÇÃO! não tenho nada sobre a questão para te agregar, mas queria compartilhar contigo uma mensagem.

Jeremias 29:11 "Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor. Planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de lhes dar uma esperança e um futuro."

Mateus 7:7-8 "Peçam, e será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta será aberta.Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e àquele que bate, a porta será aberta.

João 14:13-14 "E tudo o que pedirdes em meu nomeisso farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei"

Mensagem: Deus tem planos maravilhosos para nós, planos de prosperidade e esperança. Mesmo quando não entendemos o momento, podemos confiar que Ele está nos guiando para um futuro melhor. Deus vai te levar a lugares que nem mesmo você imaginou, o teu sonho ainda é pequeno para o que Deus tem para você. Não desanima! lava o rosto, toma um café e cai pra cima! JESUS É BOM E ELE TE AMA!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo