A concordância verbal está INCORRETA em

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q492226 Português
A concordância verbal está INCORRETA em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central abordado: Concordância verbal, um dos tópicos mais cobrados em concursos para cargos de nível superior, como Engenheiro Civil. A concordância verbal é o ajuste obrigatório entre o verbo e o sujeito, em número e pessoa, conforme a norma-padrão da Língua Portuguesa.

Alternativa correta (INCORRETA quanto à norma): E) Surgiu, após acalorada discussão, boas soluções.

O erro está na concordância entre o verbo e o sujeito. O sujeito da oração é “boas soluções”, que está no plural. Pela regra normativa (cf. Bechara; Cunha & Cintra), o verbo deverá concordar em número com seu sujeito. Ou seja, o correto seria:

“Surgiram, após acalorada discussão, boas soluções.”

Regra: Quando o sujeito é plural (ainda que venha depois do verbo), o verbo vai para o plural. O erro aconteceu porque “surgiu” está no singular, rompendo a concordância obrigatória.

Análise das alternativas incorretas:

A) Houve vários debates...: O verbo “haver” com sentido de existir é impessoal e deve permanecer no singular, independentemente do complemento. Correto!

B) Observaram-se, daquele local, diversas propostas interessantes.: O verbo concorda corretamente com o sujeito plural “diversas propostas” (voz passiva sintética com particula “se”). Correto!

C) Os resultados das discussões é que foram positivos.: Apesar do início da frase induzir dúvida, o verbo da oração principal (“foram positivos”) concorda corretamente com o sujeito “os resultados das discussões”. Correto!

D) Existem pessoas muito bem intencionadas ainda hoje.: O verbo “existir” é pessoal e concorda com o sujeito (pessoas, no plural). Correto!

Dica para provas: Atenção extra a sujeitos pospostos (que vêm após o verbo) – eles podem confundir. Sempre identifique quem é o sujeito e verifique seu número!

Referências: Bechara (Moderna Gramática Portuguesa); Cunha & Cintra (Nova Gramática do Português Contemporâneo); Manual de Redação da Presidência da República.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito E 
a) Houve vários debates sobre o abastecimento de água. INVARIÁVEL

 b) Observaram-se, daquele local, diversas propostas interessantes.

 c) Os resultados das discussões é que foram positivos.

 d) Existem pessoas muito bem intencionadas ainda hoje.

 e) Surgiu, após acalorada discussão, boas soluções. SURGIRAM BOAS SOLUÇÕES

Alguém pode me explicar porque a C está correta?

Posso

"é que" é apenas partícula de realce,

Esse tipo de questão deve-se identificar o verbo e fazer a pergunta a ele: quem ou o que?

A resposta tem que concordar para que esteja correta, salvo os casos em que o verbo seja impessoal como o verbo haver no sentido de existir.

a) Houve vários debates sobre o abastecimento de água. INVARIÁVEL

Houve O QUE? vários debates... nesse caso tem-se o verbo haver que é impessoal

 b) Observaram-se, daquele local, diversas propostas interessantes. Observaram O QUE? diversas propostas...

c) Os resultados das discussões é que foram positivos. Foram positivos O QUE? os resultados...

 d) Existem pessoas muito bem intencionadas ainda hoje. Existem O QUE OU QUEM? pessoas...

e) Surgiu, após acalorada discussão, boas soluções. Surgiu O QUE OU QUEM? boa solução 

SURGIRAM BOAS SOLUÇÕES

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo