A teoria microeconômica estuda o processo de decisão dos age...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: A
A questão aborda conceitos fundamentais de microeconomia, especificamente a forma como os consumidores e produtores tomam decisões no mercado. Para resolver esta questão, é essencial entender o comportamento das curvas de demanda e a resposta dos consumidores a mudanças no mercado.
Explanação da Alternativa Correta:
A alternativa A está correta porque descreve um fenômeno conhecido como substituição de bens. Quando ocorre um evento que desencoraja o consumo de um determinado bem (como a gripe aviária que afeta a avicultura), os consumidores buscam alternativas, aumentando a demanda por bens substitutos, como carne bovina e pescados. Isso leva a um deslocamento da curva de demanda por esses produtos substitutos para cima e para a direita, indicando um aumento na quantidade demandada a cada nível de preço. Este conceito está bem documentado em textos clássicos de microeconomia, como o de Varian (1992).
Análise das Alternativas Incorretas:
Alternativa B está errada. Lojas de conveniência cobram preços mais elevados porque enfrentam uma curva de demanda mais inelástica, não elástica. Isso significa que consumidores estão dispostos a pagar mais pela conveniência de obter produtos a qualquer hora. Uma demanda inelástica indica que a quantidade demandada muda pouco com uma variação de preço.
Alternativa C está incorreta. No longo prazo, uma firma monopolista não necessariamente precisa produzir no ponto de custo médio mínimo para continuar operando. Monopolistas podem manter suas atividades sem ser forçados a encerrar operações, pois têm poder de mercado para definir preços acima do custo marginal, garantindo lucro econômico positivo ou zero.
Alternativa D está errada. A imposição de um imposto sobre a quantidade consumida de um bem, como a gasolina, altera a restrição orçamentária do consumidor, mas ela se desloca para baixo e para a esquerda, de forma não paralela, pois o imposto afeta especificamente o preço de um bem, mudando a inclinação da restrição orçamentária devido à redução no poder de compra relativo ao bem tributado.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) Os riscos eventuais associados ao consumo dos produtos da avicultura em razão da ocorrência da gripe aviária, em alguns países, por desencorajar o consumo de aves, deslocam, para cima e para a direita, a curva de demanda por outras fontes de proteínas, como carne bovina e pescados.
CERTO – fatores exógenos prejudiciais à demanda de por carne de aves deslocam a curva de demanda por carne bovina positivamente, ou seja, para a direita e para cima (ocasionando maiores quantidades e preços ao longo da curva de oferta de carne bovina).
B) Lojas de conveniência que ficam abertas 24 horas cobram preços mais elevados por produtos que podem ser adquiridos por preços inferiores nos supermercados, em virtude de essas lojas se defrontarem com uma curva de demanda mais elástica em relação ao preço.
ERRADO – se a demanda é elástica (sensível), os preços não poderiam ser maiores, e sim menores. O que justifica os preços maiores nas lojas de conveniência é o custo do trabalho (normas trabalhistas). Lembrando que a demanda é menos elástica nesse segmente, pois comprar algo ded madrugada é menos negociável do que ao longo do dia. Por isso os preços são maiores.
C) No longo prazo, uma firma monopolista, que não produz no ponto onde seus custos médios totais são mínimos, será obrigada a encerrar suas atividades.
ERRADO – para que os negócios sejam encerrados, o ponto limítrofe é o mínimo do custo variável médio, e não o custo médio (BEP). No custo médio mínimo, o lucro é zero, mas esse lucro é o econômico, e não o contábil (esse último maior que zero, pois o lucro econômico é o contábil + os custos de oportunidade). O ponto de encerramento é o mínimo do custo variável médio porque abaixo desse ponto não se pagam os custos variáveis (salário, luz, água, aluguel, etc) não sendo possível continuar o empreendimento.
D) A imposição de um imposto sobre a quantidade consumida de gasolina desloca a restrição orçamentária do consumidor, paralelamente, para baixo e para a esquerda, fazendo que o consumo desse bem seja inferior àquele prevalecente antes da tributação.
ERRADO – aumento de impostos sobre a quantidade ocasionam rotação para dentro da restrição orçamentária, sendo o intercepto do eixo do produto deslocado para a origem (o que acarreta rotação da curva, e não deslocamento paralelo). Outro efeito é o deslocamento paralelo da curva de custo marginal para cima e esquerda, se a análise for no gráfico da empresa.
GABARITO: A
Bons estudos!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo