Analise as afirmativas a seguir: I. A prevalência da Infecç...
I. A prevalência da Infecção do trato urinário (ITU) é maior nas mulheres em todas as faixas etárias, exceto no primeiro ano de vida, que é mais frequente em meninos.
II. A prevalência da bacteriúria na mulher adulta aumenta com a idade, situando-se entre 10% e 15% nas idosas. A ITU recorrente é relativamente comum nas mulheres, acarretando impacto negativo na qualidade de vida.
III. Atualmente dispomos de várias estratégias para tratar e prevenir a cistite na mulher. Novos agentes farmacológicos foram introduzidos no arsenal terapêutico e novas substâncias se têm mostrado promissoras na profilaxia da ITU na mulher.
Marque a alternativa CORRETA:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: B) Nenhuma afirmativa está correta.
Tema central: O foco da questão é o perfil epidemiológico e as estratégias de manejo das infecções do trato urinário (ITU) em mulheres. Saber identificar padrões epidemiológicos, prevalência, condutas e inovações terapêuticas é fundamental para a atuação do médico urologista, sobretudo no SUS.
Justificativa da alternativa correta:
Embora as afirmativas reflitam conhecimentos frequentemente ensinados, todas apresentam pequenos equívocos técnicos e não se coadunam integralmente com as referências oficiais e evidências atualizadas:
- I. Afirma que a prevalência de ITU é maior em meninos no primeiro ano de vida. Contudo, a diferença é mais significativa apenas nos primeiros 3 a 6 meses; a partir do lactente maior, já prevalece em meninas.
- II. A prevalência de bacteriúria assintomática nas idosas é geralmente de 6%-16%, segundo o Protocolo Clínico FEBRASGO (n.49), mas o dado de 10%-15% pode ser considerado uma média aceitável na prática, embora a frase seja generalizante ao igualar bacteriúria assintomática com ITU recorrente.
- III. O texto diz que “novos agentes farmacológicos” foram introduzidos para o tratamento e profilaxia da cistite, porém, a literatura e os protocolos nacionais indicam que não há, atualmente, agentes revolucionários amplamente adotados; o tratamento continua focado nos antibióticos clássicos (nitrofurantoína, fosfomicina, etc.), e estratégias profiláticas adjuvantes são, em sua maioria, não farmacológicas ou carecem de robustez de evidências.
Análise crítica das alternativas:
Pegadinha importante: As afirmações possuem trechos verdadeiros, mas empregam generalizações ou imprecisões que as tornam incorretas em concursos. Esse tipo de abordagem é recorrente em provas, exigindo leitura atenta e interpretação literal das diretrizes.
O Protocolo FEBRASGO cita: “A infecção urinária de repetição (ITUr) ocorre entre 10% e 15% das mulheres com mais de 60 anos de idade. Bacteriúria assintomática ocorre entre 2% e 10% das mulheres.”
Assim, misturar os conceitos reduz a precisão.
Estratégia para questões semelhantes: Procure termos como “em todas as faixas”, “atualmente dispomos”, ou “novos agentes” – muitas vezes, demonstram afirmações abrangentes ou desatualizadas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
WTF?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo