Assinale a alternativa que apresenta a atividade com o maior...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema Central da Questão: Essa questão aborda o tema do consumo de água doce no Brasil. Entender quais atividades consomem mais água é fundamental para o planejamento sustentável dos recursos hídricos, considerados essenciais na engenharia ambiental e sanitária.
Resumo Teórico: No Brasil, a agricultura, especialmente a irrigação, é responsável pelo maior consumo de água doce. Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), a irrigação consome cerca de 70% da água doce utilizada no país. Este dado é importante para entender a gestão dos recursos hídricos em relação ao desenvolvimento sustentável.
Justificativa da Alternativa Correta (E - Irrigação): A alternativa E é a correta porque a irrigação é a atividade que, em média, mais consome água doce no Brasil. A irrigação é vital para a agricultura e precisa de um alto volume de água para a manutenção de grandes áreas de cultivo.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - Industrial: Embora o setor industrial consuma uma quantidade significativa de água, ele não chega a superar o consumo da agricultura irrigada. As indústrias utilizam cerca de 10% do total de água captada.
B - Abastecimento Animal: Esta atividade demanda água, mas em menor escala comparada à irrigação. Geralmente, o abastecimento animal é mais limitado e controlado.
C - Abastecimento Humano: O consumo de água para abastecimento humano é crucial, mas representa aproximadamente 10% da água doce utilizada, inferior ao consumo pela irrigação.
D - Assimilação e Transporte de Efluentes: Apesar de ser uma atividade importante para garantir a qualidade dos corpos hídricos ao diluir poluentes, não representa uma atividade de grande consumo de água em comparação com a irrigação.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
e) Irrigação.
Oi, tudo bem?
Gabarito: E
Bons estudos!
-Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo