O Brasil foi recertificado, em 2024, pela Organização PanAmericana da Saúde pela eliminação do sarampo. Esta é a segunda
vez que o Brasil recebe o certificado por erradicação da doença. O
primeiro foi entregue em 2016, mas perdido em 2018 após fatores
como o fluxo migratório de países vizinhos, reintrodução do vírus
no Brasil, novos surtos da doença e diminuição da cobertura
vacinal. No período, foram registrados 39.779 casos.
Jornal Folha de S.Paulo (novembro de 2024)
Com base no trecho, assinale a alternativa correta sobre o
sarampo.