O jornalismo exige a aplicação simultânea de conceitos teóri...
O jornalismo exige a aplicação simultânea de conceitos teóricos e práticas técnicas para garantir a produção e a veiculação da informação de maneira eficaz, ética e compatível com as transformações dos meios de comunicação. Considerando esse contexto, julgue o item que se segue.
No jornalismo profissional, a concisão e a objetividade são essenciais para a garantia da clareza da informação, no entanto, em textos de reportagem interpretativa, a subjetividade pode ser empregada a critério do jornalista, desde que o conteúdo não apresente informações factualmente incorretas.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver a questão proposta, precisamos compreender a distinção entre os gêneros jornalísticos e suas características, especialmente no que se refere à objetividade e subjetividade.
No jornalismo, a objetividade é fundamental para reportagens que visam informar de maneira clara e precisa, como as notícias e reportagens factuais. Elas devem ser concisas e objetivas, garantindo que o público compreenda os fatos sem interpretação pessoal do jornalista. Notícias e reportagens factuais geralmente seguem essa linha.
Já as reportagens interpretativas podem ter um tom mais subjetivo, mas isso não significa que a subjetividade seja irrestrita. Nelas, o jornalista pode fazer interpretações e análises, mas sempre com base em dados concretos e sem distorcer os fatos. A questão em discussão traz a ideia de que a subjetividade pode ser empregada a critério do jornalista. No entanto, isso não é totalmente correto.
A alternativa correta é a ERRADO (E) porque, mesmo em reportagens interpretativas, a subjetividade deve ser limitada. O jornalista deve manter o compromisso com a veracidade e a precisão, sem fazer uso de subjetividade que comprometa os fatos. A subjetividade é aceitável dentro de um contexto de análise, mas sempre amparada por dados e informações corretas.
De acordo com o Manual de Redação da Folha de S.Paulo, as interpretações devem ser claramente distinguíveis dos fatos, e a linha entre opinião e informação deve ser respeitada para preservar a integridade jornalística.
Portanto, a questão nos leva a refletir sobre a importância de manter a clareza e a precisão na comunicação jornalística, mesmo quando se lida com textos interpretativos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alguém que possa ex?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo