Com o aumento da expectativa de vida e a mudança de comport...
Nesse sentido, esse regime de Previdência Complementar tem como características:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema da Questão: Regimes de Previdência Complementar
A questão aborda a Previdência Complementar, que é uma forma de poupança de longo prazo, destinada a oferecer segurança financeira após a aposentadoria. Diferentemente do regime geral de previdência social, a previdência complementar é opcional e tem como objetivo complementar a aposentadoria pública.
Legislação Aplicável:
O regime de previdência complementar é regulado pela Lei Complementar nº 109/2001, que estabelece as regras para a organização de entidades de previdência complementar, tanto abertas quanto fechadas.
Explicação do Tema Central:
A previdência complementar pode ser oferecida por entidades abertas (geralmente bancos e seguradoras) ou entidades fechadas (fundos de pensão, geralmente ligados a empresas ou instituições).
Exemplo Prático: Um servidor público estadual decide aderir a um plano de previdência complementar oferecido por uma entidade fechada. Isso permitirá que ele tenha uma renda adicional quando se aposentar, além do benefício que já recebe pelo regime próprio de previdência social.
Justificativa da Alternativa Correta (E):
A alternativa E está correta porque a previdência complementar pode ser oferecida a servidores federais, estaduais e municipais. Esses servidores podem aderir a planos de previdência complementar específicos, que são voltados para aumentar a sua renda na aposentadoria.
Análise das Alternativas Incorretas:
- A: Incorreta. A previdência complementar não é restrita a trabalhadores sem carteira assinada. Qualquer pessoa pode aderir a um plano de previdência complementar, independentemente de ter ou não carteira assinada.
- B: Incorreta. A previdência complementar tem caráter facultativo, não obrigatório. As pessoas escolhem aderir a esses planos voluntariamente.
- C: Incorreta. A previdência complementar pode ser organizada por entidades abertas e fechadas. Além disso, a regulação pelo poder executivo é necessária para garantir a segurança dos participantes.
- D: Incorreta. A previdência complementar não se limita ao regime não-privado. Existem entidades abertas e fechadas que oferecem diversos tipos de planos de previdência.
Dica: Ao interpretar questões sobre previdência complementar, preste atenção se a questão menciona o caráter facultativo ou obrigatório, e se refere a entidades abertas ou fechadas, pois são aspectos centrais para entender o regime.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
É uma questão ou uma propagaganda? kkkkk
A pessoa com carteira assinada pode aderir, não é obrigatório, tem natureza privada, são regulamentados.
CF, Art. 202. O regime de previdência privada, de caráter complementar e organizado de forma autônoma em relação ao regime geral de previdência social, será facultativo, baseado na constituição de reservas que garantam o benefício contratado, e regulado por lei complementar.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo