Lavouras comerciais de trigo (Triticum aestivum) são importa...
( ) Para otimizar seu potencial de rendimento recomenda-se aplicar os redutores de crescimento em cultivares suscetíveis ao acamamento, que deve ser realizado entre a semeadura ao afilhamento.
( ) O controle de infestantes como azevém, aveias e folhas largas deve ser realizado entre o alongamento de colmo e o florescimento.
( ) Para o controle do nanismo amarelo da cevada (VNAC), o agricultor pode utilizar fungicidas a base de triazóis ou estrubilurinas.
( ) Para o controle das giberela (Gibberella zeae) é recomendado a rotação de culturas, tratamento de sementes e fungicida na fase de floração e espigamento.
( ) Percevejos são pragas secundárias e não necessitam de monitoramento nas lavouras.
( ) O período de semeadura do trigo em Santa Catarina varia devido ao mesoclima de cada região, sendo que o agricultor deve utilizar os mapas agroclimáticos para proceder com a melhor época de semeadura em sua região.
A sequência correta de cima para baixo é:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C – F, F, F, V, F, V.
Tema central: Esta questão aborda o manejo integrado da cultura do trigo, tema essencial para concursos na área de agronomia. O candidato precisa conhecer práticas recomendadas de manejo de doenças, pragas, uso de defensivos, reguladores de crescimento e épocas de semeadura.
Resumo teórico: O sucesso da lavoura de trigo exige atenção aos estádios de desenvolvimento da planta, controle correto de pragas e doenças, e respeito ao calendário agrícola regional. As principais referências sobre o tema são o Manual Técnico da Embrapa Trigo e as Recomendações Técnicas para Trigo – Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale (CBPTT).
Comentando cada assertiva:
1. Redutores de crescimento (F): O correto é aplicar redutores de crescimento entre a fase de afilhamento e alongamento do colmo, NÃO entre semeadura e afilhamento. Aplicação fora do tempo é ineficiente.
Fonte: Embrapa Trigo.
2. Controle de infestantes (F): O controle de plantas daninhas deve ser feito antes do alongamento do colmo, quando as plantas são mais sensíveis à competição. Realizar o controle no florescimento é tarde demais.
3. Nanismo amarelo da cevada (F): O VNAC é causado por vírus transmitido por pulgões. Fungicidas não controlam vírus. O controle é feito com manejo do vetor, não com triazóis ou estrobilurinas.
4. Giberela (V): O manejo correto inclui rotação de culturas, tratamento de sementes e aplicação de fungicidas na floração e espigamento. Correto!
5. Percevejos (F): Apesar de serem pragas secundárias, percevejos devem ser monitorados, pois podem causar danos de importância econômica, principalmente em altas populações.
6. Época de semeadura (V): Os mapas agroclimáticos são fundamentais para definir a melhor época de semeadura em Santa Catarina, considerando variações climáticas regionais.
Dicas de interpretação: Atenção às palavras-chave como “deve”, “sempre”, “apenas”; muitas pegadinhas estão aí. Questões sobre épocas ou métodos de aplicação exigem conhecimento do estádio fenológico correto.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Vamos lá , a questao aprofundou e muito nos conhecimentos tecnicos do trigo
1 - F , a aplicação deve ser feita na fase de elongação da cultura, com o primeiro nó visível e o segundo perceptível.
2- F , a cultura do trigo deve permanecer livre de competição no primeiro terço de seu desenvolvimento
3 -F , Uma das medidas mais importantes para o controle de doenças causadas por vírus é a resistência genética e/ou tolerância a infecção viral. No caso de vírus transmitidos por organismos vetores (ácaros, nematoides, insetos) pode-se empregar também a resistência ao vetor. ---- > USAR INSETICIDAS E NAO FUNGICIDAS , E TBM SERIA LOGICO, SE A PLANTA ESTÁ COM VIROSE, O FUNGICIDA NAO TEM EFEITO , NAO É !
4 Verdadeiro
5 - F , os principais insetos-praga que atacam a cultura do trigo entre eles estao o percevejo-verde (Nezara viridula), o percevejo-do-trigo (Thyanta perditor – Pentatomidae) e o percevejo-raspador, percevejo-do-capim ou percequito (Collaria scenica – Miridae).
6- V.
Fonte: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/144769/1/ID43609-2016LVTrigo.pdf
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo