O impacto do crescimento chinês sobre a economia mundial nã...
A recente mudança dos hábitos alimentares dos chineses provocou uma guinada nos preços do leite e de produtos lácteos na União Européia. Porém a novidade, uma boa notícia para os pecuaristas europeus, já inquieta os consumidores. Impulsionada pelo vigoroso crescimento econômico, a China vê explodir a demanda do consumo de proteínas e de leite, artigos raros nas mesas chinesas até os anos 90. O apetite voraz por esse tipo de alimento na China foi responsável pelo crescimento de 13,46% no consumo do produto no ano passado — e nenhum mercado no mundo tem um dinamismo tão grande e tanta influência nas exportações da União Européia, o maior produtor mundial de leite.
Folha de S.Paulo, 12/8/2007, p. A24 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as diversas implicações do tema que ele focaliza, julgue os itens que se seguem.
O impacto do crescimento chinês sobre a economia mundial não é maior porque o país resiste a ingressar na Organização Mundial do Comércio (OMC) e a ampliar suas exportações.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão apresentada sobre o impacto do crescimento chinês na economia mundial à luz do texto de referência e do enunciado.
Tema central da questão: O foco está na influência da China nas dinâmicas econômicas globais, especialmente em termos de comércio e mudanças nos hábitos de consumo.
Resumo teórico: A China, nas últimas décadas, tornou-se um ator crucial na economia mundial. Seu crescimento rápido tem efeitos significativos nos mercados globais, tanto na demanda por produtos quanto em sua capacidade de exportação. Desde sua adesão à Organização Mundial do Comércio (OMC) em 2001, a China expandiu suas exportações e importações, integrando-se ainda mais nas cadeias de abastecimento globais.
Justificação da alternativa correta:
Alternativa: E - Errado
A afirmação da questão está incorreta por dois motivos principais:
- Primeiro, a China ingressou na OMC em 2001, o que significa que não está "resistindo a ingressar" na organização. A adesão à OMC foi um marco significativo que permitiu ao país expandir suas exportações e crescer sua participação no comércio global.
- Segundo, a própria questão contradiz o fato de que a China amplia suas exportações continuamente, sendo um dos maiores exportadores do mundo. A afirmação na questão de que a China resiste a ampliar suas exportações é, portanto, incorreta.
Análise das implicações: A entrada da China na OMC e seu aumento nas exportações contribuíram para seu impacto significativo na economia global, influenciando preços, como o do leite, e comércio mundial.
Esta questão demanda que o aluno esteja ciente das datas e acontecimentos históricos importantes relacionados à economia global, como a adesão da China à OMC.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo