Na pesquisa do limiar de reconhecimento da fala (SRT) devem ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q281824 Medicina
Julgue os itens a seguir, relativos à acuidade auditiva e à
audiometria.
Na pesquisa do limiar de reconhecimento da fala (SRT) devem ser consideradas as médias dos limiares tonais das frequências da fala de 2 kHz e 6 kHz.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central da questão: A questão aborda o limiar de reconhecimento da fala (SRT – Speech Recognition Threshold), fundamental na avaliação audiológica. O SRT é empregado para medir a menor intensidade em que o paciente consegue repetir corretamente, pelo menos, 50% das palavras apresentadas, refletindo a capacidade funcional auditiva relativa à compreensão da fala.

Justificativa para a alternativa correta (Errado): O enunciado sugere que o SRT deve ser considerado com base nas médias das frequências de 2 kHz e 6 kHz. Esta afirmação está incorreta. De acordo com as diretrizes clínicas e protocolos oficiais — como os publicados pelo CREMERJ e nas principais literaturas em Otorrinolaringologia (ex: Feldman, Gonçalves & Vieira, Bento) — o SRT guarda relação com a média tritonal das frequências de 500 Hz, 1.000 Hz e 2.000 Hz. Esta é a faixa crítica para a percepção dos principais sons da fala, pois nela se concentram os fonemas essenciais à compreensão do idioma.

Como destaca o Protocolo do CREMERJ: “Guarda relação com até 10 decibéis acima dos limiares tritonais (500, 1.000 e 2.000 Hz).” Ou seja, não é utilizada a frequência de 6 kHz para determinar o SRT, já que ela está fora do espectro principal da fala, servindo mais para avaliar sons agudos e possíveis perdas auditivas em altas frequências, não relacionadas à inteligibilidade da fala.

Análise crítica da alternativa incorreta: O erro fundamental é a inclusão da frequência de 6 kHz no cálculo do SRT. Isso representa uma pegadinha comum em concursos, tentando confundir o candidato ao citar números próximos ou frequentemente usados para outros testes audiológicos, como a audiometria tonal em altas frequências. Lembre-se: SRT se refere à média das frequências de 500, 1.000 e 2.000 Hz.

Estrategicamente, busque sempre, ao se deparar com valores de frequências, remeter ao tipo de teste solicitado no enunciado. Valores como 6 kHz raramente são usados em exames voltados à inteligibilidade da fala.

Resumo prático: Para provas e prática clínica, considere a média tritonal (500 Hz, 1.000 Hz e 2.000 Hz) como base para o SRT. Confirme sempre com protocolos e diretrizes oficiais. Assim, você evita pegadinhas e responde com segurança!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo