Sobre Denotação e Conotação, assinale a alternativa CORRETA. 

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2185522 Português
Sobre Denotação e Conotação, assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: A questão aborda semântica, especificamente a diferença entre denotação (sentido literal) e conotação (sentido figurado), fundamentais para interpretação de textos em provas de concurso para Professor de Ensino Fundamental.

Conceitos-chave: A denotação é o uso da palavra em seu significado literal, direto, conforme dicionário. Já a conotação ocorre quando as palavras adquirem sentido figurado, simbólico ou subjetivo, dependendo do contexto em que estão inseridas (Bechara, Moderna Gramática Portuguesa).

Justificativa da alternativa correta (C):
“Luciana é fera em vôlei – esse texto se utiliza de linguagem conotativa.”
No contexto, “fera” é usada em sentido figurativo: não indica o animal, mas sim que Luciana é muito habilidosa no vôlei. Esse emprego representa claramente a conotação, pois há transferência de sentido. Segundo Cunha & Cintra, o sentido conotativo ocorre quando damos à palavra um valor expressivo além do habitual.

Análise das alternativas incorretas:

A) “Essa criança fala pelos cotovelos – trata-se de um texto denotativo.”
Erro: A expressão “falar pelos cotovelos” significa falar muito, e não falar através dos cotovelos de forma literal. Portanto, trata-se de conotação, e não de denotação.

B) “A mochila de Thiago é bastante velha – esse texto se utiliza de linguagem conotativa.”
Erro: O termo “velha” aqui está em sentido literal, indicando idade ou desgaste do objeto. É denotação, não conotação.

D) “Aquele computador é referência em tecnologia – trata-se de um texto conotativo.”
Erro: No contexto, “referência” tem o sentido literal de ser modelo ou padrão para comparação. Uso denotativo, sem sentido figurado.

E) “Buscava sempre se apoiar no braço do sofá – esse texto se utiliza de linguagem denotativa.”
Correto: “Braço do sofá” é expressão literal para parte do móvel. Uso claramente denotativo.

Dica de prova: Sempre leia frases procurando identificar se há literalidade (denotação) ou criatividade e transferência de sentido (conotação). Expressões populares quase sempre têm sentido figurado!

Referência: Bechara (2009); Cunha & Cintra (2013).

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Então quer dizer que Luciana é uma fera de verdade? TIGRE? LEÃO? rsrsrs

A linguagem Conotativa é o sentido figurado por assim dizer, e a Denotativa para fixar melhor eu lembro de Dicionário, algo mais padrão a norma culta.

Denotação: Sentido literal, real;

Conotação: Sentido metáforico, figurado;

Denotativa => dicionário.

Eu acho que seria a alternativa incorreta. Por que ele fala que a letra C é conotativa, e se for ler no sentido conotativo Luciana é um animal.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo